close

ALEKSANDAR PROTIC


Biografia


Natural de Belgrado, Sérvia, Aleksandar Protic licencia-se em Design de Moda e Figurinismo pela Faculdade de Belas Artes de Belgrado, em 1998. No ano seguinte, ingressa na Royal Academy of Applied Arts de Antuérpia. Ainda em Belgrado, recebe o prémio “Most Promising Designer in Fashion” na Belgrade’s Fashion Statue e apresenta a sua coleção de final de curso na Belgrade Fashion Week.

No ano de 2000, estabelece a sua atividade em Lisboa, cria uma marca própria e abre uma loja na Rua da Rosa, no Bairro Alto. Desde 2002, apresenta sazonalmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week e colabora frequentemente na criação de figurinos para espetáculos de dança e teatro. 

Em 2010, é selecionado pela "Maison dela Creation" para representar Portugal no projeto "Cite Euromediterraneenne de la Mode" - organizado pelo Ministério da Cultura e Comunicação e pelo Ministério da Economia e Indústria Francês, Paris-Marseille - que culmina em julho de 2013 com uma grande exposição na cidade de Marselha, Capital Europeia da Cultura.

O trabalho de Aleksandar Protic explora as formas, esculpindo e drapeando, combinando formas estruturadas e fluidas, criando coordenados dramáticos e, ao mesmo tempo, práticos. O designer encontra, muitas vezes, a sua inspiração na arte, na música e no mundo que o rodeia.

As suas criações integram editoriais nas principais publicações de moda nacionais e internacionais.


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter