close

ALEXANDRE PEREIRA | SS 18


TUPAH
tupperware | tâpêruére | ou | tâpèruére | (palavra inglesa, de Tupperware, marca comercial) 

Recipiente de plástico usado para acondicionar pratos caseiros, geralmente com tampa de fecho hermético. Valioso, que vai e volta.
Instruções: não perder ou usar para próprio proveito, depois de emprestado; fenómeno frequentemente relacionado com as mães.
Ex: Alexandre, tens aqui ervilhas com ovos escalfados. Só não te esqueças de devolver o tupperware.
Ex: Vens este fim-de-semana? Não te esqueças do tupperware. O da sopa.
Ex: Porque é que não trouxeste o tupperware? Como eu te pedi!

= TAPARUERE

Plural: tupperwares. 

"Tupah" [in não Dicionário da Língua Portuguesa em linha, SS18] é uma coleção inspirada no instinto possessivo e protetor que as mães têm em relação aos tupperwares. Uma questão aparentemente menosprezada, mas com força suficiente para iniciar um movimento.

Influenciado pelas obras de Jean Michel Basquiat e José Romussi, a coleção reflete sobre o que se passa na cabeça das mães quando não lhes é devolvido o tupperware emprestado.

TECIDOS 
Ganga, jersey, felpa, malha de silicone.

CORES
Cru, verde, amarelo, azul, laranja.

STYLING
Boinas, porta-chaves, estampagens manipuladas, pendentes plastificados, cintos.


Biografia


Alexandre Pereira
nasceu em Folgosa do Douro, em 1991. É licenciado em Design de Moda e Têxtil pela ESART de Castelo Branco, onde frequenta atualmente o mestrado na mesma área. Realizou um estágio no atelier do designer Jan-Jan Van Essche, em Antuérpia, e atualmente trabalha como designer de acessórios em Lisboa.

Estreou-se na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa em 2014, com a dupla criativa M HKA. Atualmente, encontra-se a desenvolver a sua própria marca, tendo apresentado a sua primeira coleção em nome individual no Sangue Novo, em março de 2017. Em outubro vai apresentar “Tupah”.

Foto: © Daniela Duarte


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter