close

DINO ALVES | FW 15/16

SALVÉ A COR!

A coleção SALVÉ A COR! (assumidamente com acento) é uma mensagem de fé e de esperança. Inspira-se na imagem de um povo vestido de negro. Nas mulheres que se embrulham em xailes e procuram consolo emocional no negro das suas roupas, dos lenços que lhes cobrem a cabeça, desses xailes que as abraçam. Um negro imposto pela resignação, pelo julgamento popular e sobretudo pela moral católica, algumas vezes hipócrita. Nas viúvas, beatas, carpideiras, nas avós, nas mães que perdem os seus filhos e que nos habituaram a vê-las de negro a vida inteira, como se essa (ausência de) cor traduzisse o seu papel social e o seu significado. 

SALVÉ A COR! é um misto de homenagem a estas mulheres que não conseguem resgatar as suas vidas da imposição de valores arcaicos e de crítica a esses mesmos valores que as dominam. E ao homenageá-las, esta coleção mostra que este povo resignado, de mentalidade fechada, antiquada e pouco ambiciosa é também o povo que hoje pode mostrar-se sofisticado, contemporâneo e com vontade de vencer!

Usem a cor! E também o negro, um sinal de elegância e sofisticação e já não simbolo de dor e pecado.

DETALHES 
Partes de peças em soleil; Godés assimétricos; Acabamentos desfiados; Peças que parecem feitas de xailes e lenços, encaixes que remetem para xailes pendurados aos ombros e outras partes do corpo; Painéis, godés aplicados em peças justas e estruturadas; Macro tricot; Peças em tricot aplicadas em peças de tecido.

SILHUETA 
Anos 70, cinturas marcadas e subidas, silhueta fluida e longa, “oversized” em contraposição com silhueta “slim fit”. Austera, formal e a remeter para uma imagem conservadora, a evoluir para uma silhueta mais descontraída, sexy e ousada.

CORES
Preto, branco, bege, marfim, cinza, rosa, azul, amarelo, verde-garrafa, verde água, lilás, beringela, riscas multicoloridas.

MATERIAIS 
Lã, seda, polyester, vinil tricotado, viscose, jerseys, malhas tricotadas, algodão, linho.

CALÇADO
Nobrand + Dino Alves.

ACESSÓRIOS
Lenços, echarpes.
Chapéus Chapelaria D’Aquino + Dino Alves.

CABELOS
Helena Vaz Pereira e equipa GriffeHairstyle e Ana Almeida e Sousa.

MAKE UP
Antónia Rosa, Nana Benjamim e equipa.

BANDA SONORA
Henrique Malha.


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter