close

RITA AFONSO | SS 18


O DEPENDURADO

Nada é impossível! Na sociedade atual, o excesso de estímulos manifesta-se num excesso de positivismo, máximas como “yes we can” fazem-nos acreditar que somos capazes de tudo. Vivemos na era do “multitask”, onde a produtividade impera em prol da contemplação.

O dependurado, a XII carta do tarot, lembra-nos da importância da contemplação. Ele encontra-se numa posição de esforço, no entanto voluntária e contemplativa. Sente o cansaço de ver o mundo ao contrário. E é nesse cansaço que o seu corpo se defende da era da híper-informação e da híper-produtividade.

A coleção “o dependurado” é uma ode ao tédio que é necessário para a contemplação que Walter Benjamin descreve como “a ave do sonho que choca o ovo da experiência”. Este tédio que ele diz ser o auge da descontração do espírito.


Biografia


Rita Afonso
 nasceu no Porto, em 1983. Em 2007, licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura do Porto e em 2014 formou-se em Design de Moda pelo Modatex. Durante o curso de design de moda, ganhou o prémio Fashion Hub for Guimaraes 2012, que lhe deu a oportunidade de expor o seu trabalho na Somerset House, em Londres, durante a London Fashion Week, com o nome UMAPALMEIRA. Em 2014, foi finalista do concurso Acrobatic. Nos últimos anos, tem desenvolvido coleções em empresas fornecedoras de grandes grupos mundiais de moda.

Em março de 2017, apresentou a coleção “Sou Jarra, mas eu Grito” na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa e foi selecionada para representar Portugal no FashionClash, em Maastricht, no âmbito da parceria da ModaLisboa com o Festival de Moda Holandês. Em outubro de 2017, regressa ao Sangue Novo com a coleção “O dependurado”.

Contactos


E-mail:
 aforita@gmail.com


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter