close

RITA SÁ | SS 18
MENÇÃO HONROSA MODALISBOA


DIZ-ORIENTATION

“Diz-Orientation” inspira-se na experiência de um indivíduo que se perde na sua própria cidade, no conhecido. O estado de desorientação, a dificuldade em encontrar direção e de se situar no espaço são o mote para a coleção, que explora a ideia da consciência de um corpo com o meio que o rodeia.

O indivíduo caminha com um mapa ao contrário nas mãos, seguindo a orientação errada, confiante de que caminha no sentido correto. A incapacidade em realizar representações mentais levam-no a acreditar que percorre caminhos conhecidos e a ter a sensação de que já observou determinados objetos ou edifícios anteriormente, quando na verdade nunca os tinha visto. Em analogia é possível observar em algumas peças detalhes refletidos da frente para as costas, ou vice-versa, simulados por pespontos, representando algo que parece estar num determinado sítio mas que na verdade não está.

As silhuetas foram desenvolvidas segundo o estado de desorientação que impede o indivíduo de reconhecer distâncias e proporções reais, refletindo-se nas peças através da acentuação e manipulação de alguns detalhes básicos. Os pontos de vista ganham um papel de destaque na coleção, que de determinadas perspetivas nos fazem reconhecer algo que de outro ponto de vista não reconheceríamos. O cinzento predominante na coleção remete-nos para a cor dos caminhos que se percorrem a pé quando o objetivo é chegar ao único ponto de referência que memorizamos: a casa cor de rosa.


Biografia


Rita Sá
nasceu em Barcelos, em 1996. Iniciou a sua formação na área das Artes Visuais em 2011. Em 2014 ingressou no curso de Design de Moda na ESAD, em Matosinhos, tendo terminado a sua licenciatura em junho de 2017. Em julho do mesmo ano alcançou o segundo lugar nos concursos: Jovens Criadores (projeto Portuguese Fashion News) e Jovens Criadores i9Jovem.

Contactos


E-mail:
ritasa96@hotmail.com


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter