close

SAYMYNAME | SS 16

REINCARNATION OF GENDER THROUGH ART

O termo género afirma-se como uma construção social e cultural dos atributos que definem homens e mulheres emergentes como categoria fundamental de análise numa perspectiva relacional.

As artes têm vindo a explorar esta categoria de maneiras muito diferentes para interrogar e expor os padrões culturais da diferença sexual, mas também temas que abordam o multiculturalismo entre outros, de incidência de identidade.

A pintora e fotógrafa japonesa, Kimiko Yoshida, amplifica as mulheres através da sua arte numa postura feminista de protesto contra os clichês contemporâneos de sedução, contra a servidão voluntária das mulheres e os estereótipos de "género" e determinismo da hereditariedade.

Chimamanda Ngozi Adichie, autora Nigeriana do livro “We should all be Feminist” diz: "O problema com o género é que ele determina como devemos ser, em vez de reconhecer quem nós somos".

Esta coleção não é literal nas suas referências. A reviravolta surge na liberdade feminina através de diferentes tipos de artes. Tal como Sascha Braunig, artista surrealista Canadiana, a sua coleção mostra-nos algumas formas abstratas que forçam o espetador a considerar a figura em vez do estranho padrão.

Funcional, mas ao mesmo tempo imprevisível com algumas surpresas mais astutas: As riscas criam formas 3D orgânicas, os estilos pictóricos, os calções e saias pontuadas por pregueados.

Alguns estilos minimais giram em torno do conceito de “forget about likeability”, colocando um toque inesperado nos pequenos detalhes. “It feels that care as gone into something”.

Esta coleção é considerada funcional e tem como fonte de inspiração uma mulher subtil mas ao mesmo tempo sexy, em vestidos e tops kai-kai com barras que percorrem os cortes criando sombras dramáticas.

MATERIAIS
Malha de seda, nylon, tweed de algodão com estampado metálico, napa estampada, viscose seersucker e mousseline estampada.

CORES
Preto, branco, azul índigo, azul metálico, coral e mostarda.


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter