close

MODALISBOA N.50 | REPORT 9 DE MARÇO
10 Março 2018

Sangue Novo | Filipe Augusto
Vencedor prémio ModaLisboa
Carolina Machado
Duarte
Aleksandar Protic
Morecco

Numa altura em que se debatem mudanças no paradigma da moda tal como a conhecemos, a ModaLisboa continua a acreditar que é sempre a sua renovação que devemos celebrar. É na criação de vida e na vida de criação que continuamos a trabalhar em Sangue Novo, a plataforma onde a Moda é renovada por designers que em todas as edições se dão a conhecer pela primeira vez. Porque em todas as edições se descobrem talentos, se inovam coleções, se exprime a linguagem e a paixão pela Moda.

O desfile Sangue Novo inaugurou a MODALISBOA N.50, com a apresentação das coleções de: Federico Cina, Rita Sá, Inês Nunes do Valle, Filipe Augusto, Opiar, Federico Protto, N’a Pas de Quoi, Isidro Paiva.

O juri, constituído por Eduarda Abbondanza (presidente da Associação ModaLisboa), Lidija Kolovrat (designer de moda), Paulo Macedo (stylist), Miguel Flor (diretor criativo da revista Prinçipal) e Myra Postolache (fundadora da TSCOF Agency x New Talents), avaliou atentamente todas as coleções e atribui o prémio ModaLisboa a Filipe Augusto. O designer vai receber uma bolsa de 5000 euros, um summer course numa das mais prestigiadas academias italianas de Moda, a Domus Academy ou a NABA - Nuova Accademia di Belle Arti Milano, e terá ainda entrada direta na próxima edição de Sangue Novo. Federico Protto e Rita Sá, distinguidos com menções honrosas, têm também entrada direta no Sangue Novo de outubro 2018.

Rita Sá e Inês Nunes do Valle foram as vencedoras dos prémios FashionClash e The Feeting Room, respetivamente. Rita Sá vai representar Portugal na próxima edição do reconhecido festival de moda holandês, FashionClash, a decorrer em Maastricht, no próximo mês de junho. A coleção de Inês Nunes do Valle foi eleita pelos representantes da concept store portuguesa The Feeting Room, Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira, para ser vendida nas lojas TFR de Lisboa e Porto.

Estão todos de parabéns!

Depois da apresentação dos trabalhos dos novos talentos do Sangue Novo, assistimos aos desfile de Carolina Machado, Duarte, Aleksandar Protic e Morecco.

Carolina Machado estreou-se na plataforma LAB em outubro de 2017 e ontem regressou a esta passerelle com a coleção “Passionate”, marcada pela formalidade, sobriedade e feminilidade. Silhuetas cintadas e alongadas e uma paleta de cores neutras, vermelho e fúchsia são as propostas da jovem designer para o próximo outono/inverno.

Duarte viajou até aos anos 1920 e apresentou uma coleção de sportswear, que combinou silhuetas oversized vs. fitted inspiradas na Art Deco e em referências do estilo masculino da altura. O luxo inerente à época foi traduzido pelos materiais - lãs merino, pelos de ovelha e de coelho – e pelas cores vermelho, verde escuro e verde água, champanhe, cinzento, azul marinho.

A personalidade da atriz Theda Bara - The Vamp, femme-fatale e uma das primeiras sex symbols do cinema mudo, foi o ponto de partida da coleção de Aleksandar Protic, que primou pela elegância e feminilidade. Lãs, sedas e algodões foram os materiais preferidos pelo designer nesta estação e o preto a sua cor de eleição.

A noite terminou com a apresentação de Morecco, que contrariou a estrutura tradicional de um desfile, dando ao público a oportunidade de observar cada peça ao pormenor. Nesta estação, o designer explorou novos materiais, texturas e formas mais arquitectónicas, com referências ao futurismo dos anos 60 e à rave. Cores ácidas, estampados, peças bordadas à mão, lantejoulas e técnicas tradicionais.

A ModaLisboa N.50 continua hoje com os desfiles de Awaytomars, Imauve, Gonçalo Peixoto, Patrick de Pádua, Valentim Quaresma, Ricardo Preto, Luís Carvalho e Nuno Gama

Será mais um dia dedicado à arte da criação em Portugal. Porque para criar para sempre é preciso continuar a querer criar sempre!

Fique atento às notícias e acompanhe a toda cobertura desta edição número 50 aqui no site, ou no facebook, instagram e apps ModaLisboa. Assista ao live stream dos desfiles e conheça as tendências para o outono/inverno 18/19.

Clique nos links abaixo para ver as coleções completas de:

SANGUE NOVO
CAROLINA MACHADO
DUARTE
ALEKSANDAR PROTIC
MORECCO

MODALISBOA N.50
FW 18/19
8. 9. 10. 11 MARÇO 2018
PAVILHÃO CARLOS LOPES  
[ver mapa]

Apresentação Oficial das Coleções dos Criadores Portugueses

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa 

Enviar foto para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter