GONÇALO VILLAVERDE

Nascido a 13 março de 1979, Gonçalo Villaverde é licenciado em Relações Internacionais. Filho de algarvios, foi em Benafim, concelho de Loulé, que começou a captar as primeiras imagens dentro da área da Fotografia Documental. Apaixonou-se irremediavelmente e mudou por completo o rumo da sua vida profissional.

Entre 2006 e 2008 ingressou no Instituto Português de Fotografia, onde concluiu o curso profissional com distinção, o que lhe abriu as portas para um estágio no Diário de Notícias (DN). Desde então que trabalha como Fotojornalista freelancer, numa primeira fase exclusivamente para o DN, e atualmente para a Global Imagens, a agência responsável pela fotografia dos jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo e das revistas Notícias Magazine, Notícias TV e Evasões.

O seu trabalho autoral pretende explorar a fotografia numa vertente artística, trabalhando no limiar entre a realidade e o abstrato, entre o plural e o singular. Numa procura constante pelo olhar pictórico, que misture o direto e o indireto no multifacetado mundo quotidiano. Um olhar em simultâneo para direções opostas, para realidades paralelas, complementares ou antagónicas. Sempre em busca de romper com o lógico e apresentar outros conceitos escondidos na superfície do real.

Define-se como um “light stalker” ou um eterno apaixonado pela luz.

 


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter