close

CCB DEDICA CICLO DE ARTES À CULTURA GREGA
06 Fevereiro 2018

Até 8 de abril, o Centro Cultural de Belém (CCB) revisita a cultura grega, da Grécia antiga à atualidade, através de um ciclo multidisciplinar de expressões artísticas, que inclui programas de ópera, teatro e dança. Sob o mote "De Zeus a Varoufakis - A Grécia nos Destinos da Europa", o CCB percorre algumas das ideias e valores que a cultura grega incutiu na cultura do Ocidente. 

Dia 7 de fevereiro será dedicado à ópera "Elektra", de Richard Strauss. Encenada por Nicola Raab e sob a direção do maestro Leo Hussain, é uma produção do Teatro Nacional de S. Carlos.

Para 8 de fevereiro está agendado um programa musical intitulado "Grandes heroínas da antiguidade clássica", com a soprano Sandra Medeiros, e Francisco Sassetti no piano.

O teatro estará em cena de 17 a 24 de fevereiro: "Oresteia", de Ésquilo, dirigida por Tónan Quito, com Cláudia Gaiolas, Francisco Camacho, Isabel Abreu e Miguel Borges. 

O espetáculo de dança, "The Great Tamer" ("O Grande Domador"), concebido e dirigido por Dimitris Papaioannou, decorrerá a 2 e 3 de março

No dia 4 de março, o Schostakovich Ensemble dará música ao programa "Syrinx ou o encantamento grego".

A Orquestra de Câmara Portuguesa, com Pedro Carneiro na direção, dará um concerto a 11 de março, que fará a ponte entre a Grécia antiga e a atual. 

Este ciclo abrange também a literatura e o pensamento. De 24 de fevereiro a 3 de março, vão decorrer uma série de palestras sob o tema "o perene e o belo: ecos da antiguidade clássica", organizadas por Rui Morais e Delfim Leão, e que contam com personalidades como Manuel Alegre, Hélia Correia, Guilherme d'Oliveira Martins, Eduardo Lourenço e Pacheco Pereira, entre outros.

A Fábrica das Artes apresenta o espetáculo de dança "Sombra”, de 22 a 25 de fevereiro, e "Pensar faz sombra/Alinha com a sombra/Mergulha na sombra", oficinas de dança, filosofia e desenho, de 28 de fevereiro a 11 de março.

A encerrar o ciclo, o CCB acolhe, nos dias 7 e 8 de abril, a "Conferência Ulisses 2018", sob o tema "Democracia Europeia: uma ideia cujo tempo chegou?", comissariada pelo historiador Rui Tavares, em parceria com a representação da Comissão Europeia em Portugal.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter