close

CONFERÊNCIA ‘L’AIR DU TEMPS’ – ANABELA BECHO FALA SOBRE OS ECOS DA MODA PARISIENSE EM LISBOA
25 Outubro 2017

"L’air du Temps - Ecos da Moda Parisiense em Lisboa (De Madame Grès a Christian Dior)" é o tema da conferência que a historiadora de moda e investigadora, Anabela Becho, vai apresentar amanhã, 26 de outubro, pelas 18h30, no Gabinete de Estudos Olisiponenses - Palácio do Beau Séjour (Estrada de Benfica nº 368).

Nesta palestra, Anabela Becho vai falar sobre os ecos da moda internacional, especialmente de Paris, que chegaram a Lisboa no início do século XX. “A moda é um barómetro perfeito para medir as diferentes atmosferas do correr do tempo. É um conceito abrangente, omnipresente na vida do Homem, que tem fascinado ao longo dos séculos o mais comum dos mortais, bem como os grandes génios da Humanidade, que a retrataram na pintura, na literatura ou no cinema. A sua expressão encontra-se em tudo o que nos rodeia... É o vestuário que reflete mais ostensivamente o sistema da moda. A primeira metade do século XX foi absolutamente paradigmática e diversificada. Portugal não foi exceção. No início do século XX, chegavam a Lisboa os ecos da moda internacional, vindos sobretudo de Paris. Percorramos, então, as primeiras décadas do século XX através da moda, fenómeno tão paradoxalmente efémero e eterno”, afirma a investigadora. 

Sobre Anabela Becho
Anabela Becho vive e trabalha em Lisboa. É historiadora de moda e investigadora no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura / Universidade de Lisboa, onde se encontra a frequentar o doutoramento. É professora convidada na FAUL, onde leciona Design de Figurinos e Design de Acessórios. É autora dos capítulos “Kindred Spirits: The Radical Poetry of Japanese and Belgian Designers” (Fashion Game Changers, Bloomsbury, 2016); “O Mundo Todo – Os Figurinos de António Lagarto e a Moda” (De Matrix a Bela Adormecida, INCM, 2015); “Moda e Costumes – L’Air du Temps” (Jogo da Glória – O Século XX Malvisto pelo Desenho de Humor, Museu da Presidência, 2012). Ao longo da sua carreira, escreveu para inúmeras publicações, tendo sido galardoada, em 2011, com o prémio Melhor Comunicação Imprensa nos Prémios Fashion TV Portugal. Desde 2011, é Conservadora de Moda do MUDE - Museu Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, tendo comissariado várias exposições de moda e design. Desde 2014, tem coorganizado e apresentado várias conferências na área da moda.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter