close

EDUARDA ABBONDANZA E FREDERICO MARTINS FALAM SOBRE A MODA ENQUANTO INDÚSTRIA E EXPRESSÃO ARTÍSTICA
15 Setembro 2017

O Museu do Calçado, em São João da Madeira, organiza amanhã, às 16h30, a 3ª mesa redonda dedicada ao tema “Moda Indústria. Moda Arte” que, desta vez, reúne Eduarda Abbondanza, diretora da ModaLisboa, e Frederico Martins, fotógrafo de moda.

O que é a moda hoje em dia: uma indústria ou uma forma de expressão artística? E como sobreviver num mercado tão competitivo e globalizado? Quais são os desafios que se colocam, hoje em dia, às marcas jovens? Qual o papel das redes sociais?

Estas são algumas das questões que vão ser abordadas ao longo desta conversa que contará com a presença de dois prestigiados nomes deste setor em Portugal, cujos percursos profissionais lhes granjeiam um reconhecimento internacional.

A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do telefone: 256 004 006 ou do e-mail museudocalcado.sjm@gmail.com

SOBRE EDUARDA ABBONDANZA | Presidente da MODALISBOA

Em 1991, juntamente com Mário Matos Ribeiro, Eduarda Abbondanza criou a MODALISBOA, projeto que contribuiu amplamente para o ‘boom’ da Moda em Portugal.

Formada em Design de Moda pelo CITEM de Lisboa, estagiou no atelier de Moda Ana Salazar, em Lisboa, e no atelier de Rafaella Curiel, em Milão. Em 1987, lançou a sua própria marca de pronto-a-vestir em Lisboa e, em 1989, em parceria com Mário Matos Ribeiro, desenvolveu a marca ABBONDANZA/MATOS RIBEIRO. Em 1992 foi convidada a lecionar a disciplina de Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Desde 1991, mantém-se na Direção da Associação ModaLisboa, fazendo parte da Direção Criativa. Ocupa o cargo de Presidente da Associação desde 2008. Em 2010 a Associação ModaLisboa cria um novo projeto para a cidade de Cascais, o Estoril FashionArt Festival, onde assume igualmente a Direção Artística do Projeto.

É frequentemente convidada como oradora para conferências dentro da área do Design de Moda e tem assento em vários órgãos internacionais, nomeadamente no European Fashion Council. Em 2016 volta a lecionar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Desenhou em parceria com a André Óticas um modelo de óculos de sol que integrou a exposição “Por detrás das sombras”, que esteve patente no Mude.


SOBRE FREDERICO MARTINS | Fotógrafo de moda

Já fotografou nomes sonantes como Milla Jovovich, Cristiano Ronaldo, Mariacarla Bosconno e Olivier Rousteing, Sara Sampaio, Alexander Wang e Anthony Vaccarello.

Atualmente, trabalha em Paris e Nova Iorque, e com algumas das mais importantes revistas de moda do mundo como a Vogue, Dsection, Máxima, Elle, GQ e H-Magazine.

Frederico Martins celebrou, no ano passado, 10 anos de carreira no mundo da moda, sendo um dos fotógrafos mais requisitados. As suas fotografias são clássicas e intemporais, marcadas pelos pretos & brancos arrojados e pelas paletas de cor cuidadosamente escolhidas. Nos seus trabalhos está implícita a elegância dos elementos e a confrontação da figura humana com a paisagem e a arquitetura.

A paixão pela fotografia surgiu na sua juventude enquanto folheava uma revista da National Geographic e, desde então, não parou.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter