close

“HERB RITTS: IN FULL LIGHT” EM EXIBIÇÃO NO CENTRO CULTURAL DE CASCAIS
25 Setembro 2017

“Como expor o corpo humano de uma maneira atual?” era a questão central do fotógrafo norte-americano, Herb Ritts (1952-2002), cuja obra está em exibição no Centro Cultural de Cascais, até 21 de janeiro de 2018. A exposição, intitulada “Herb Ritts, In Full Light (Em Plena Luz)”, reúne 110 fotografias e 3 vídeos que evidenciam a estética clássica grega do fotógrafo e o seu esforço para criar imagens intemporais.

“A minha fotografia centra-se nesta interrogação: como expor o corpo humano de uma maneira atual? Não me interessa idealizar o corpo humano como Bruce Weber, já que prefiro expor a sua universalidade e aptidão para transcender o tempo. Gostaria de criar imagens que, passados 100 anos, não ostentem o mínimo sinal de envelhecimento. Talvez seja isto a elegância, uma noção que se perdeu na fotografia de moda desde Horst, possivelmente porque as peças de roupa e os objetos ganharam mais importância que a fotografia”, afirmou Herb Ritts.

Herb Ritts fotografava sempre a preto e branco, observando os corpos como estátuas gregas, criando linhas depuradas e formas gráficas.

Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Tatjana Patitz, Helena Christensen, Laetitia Casta, Alek Wek. Foram várias as modelos e atrizes retratadas por Herb Ritts, fazendo dele um dos fotógrafos mais notáveis do mundo da moda, com imagens publicadas nas revistas Vogue, Vanity Fair ou Rolling Stone. Ritts foi também responsável por várias campanhas publicitárias para as marcas Calvin Klein, Chanel, Gap, Armani e Versace, entre outras.

Madonna foi uma das artistas que o fotógrafo mais fotografou, tendo criado a capa do seu terceiro álbum, “True Blue”, lançado em junho de 1986. Essa fotografia é uma das que figura na exposição.

As imagens expostas pertencem à Fundação Herb Ritts, sediada na Califórnia, onde nasceu e cresceu Herb Ritts, e foram selecionadas pela curadora italiana Alessandra Mauro.

Uma exposição a visitar!

“HERB RITTS, IN FULL LIGHT”

Até 21 de janeiro de 2018

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, S/N
2750-800 Cascais

terça-feira a domingo | 10h00 - 18h00

 

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter