close

MANOLO BLAHNÍK: A ARTE DO SAPATO EM EXIBIÇÃO NO MUSEU DE ARTES DECORATIVAS DE MADRID
07 Novembro 2017

Manolo Blahník é o protagonista de uma grandiosa retrospetiva que estará patente no Museu de Artes Decorativas de Madrid, entre 28 de novembro de 2017 e 8 de março de 2018. Com curadoria de Cristina Carrillo de Albornoz e coordenação de Debra Smith, consultora criativa da Vogue Espanha, "Manolo Blahník: El Arte del Zapato" analisa o universo criativo do famoso designer espanhol, através de uma seleção de 212 sapatos e 80 esboços originais pertencentes à sua coleção privada.

A exposição está dividida em 6 seções que examinam os temas recorrentes nas coleções de Manolo Blahník e as suas principais inspirações: arte e arquitetura, natureza, influências geográficas (Espanha, Itália, Rússia, Inglaterra e Japão), joias, cinema, literatura e história. Em exibição está também a coleção de sapatos que o designer criou para o filme Marie Antoinette de Sofia Coppola (2006).

Esta seleção é complementada com uma mostra de fotografias dos arquivos da Condé Nast, assinadas por fotógrafos emblemáticos como Helmut Newton, Arthur Elgort, Irving Penn, Peter Lindbergh, David Bailey e Patrick Demarchelier, nas quais os sapatos de Manolo Blahník são os grandes protagonistas.

O objetivo principal desta exposição é convidar os visitantes a explorar o universo dos sapatos para além da moda e da sua função, e contemplá-los como objetos belos, criativos e dinâmicos, com formas artísticas e escultóricas, tal como Blahník os concebe. A curadora, Cristina Carrillo de Albornoz, afirma: “El Arte de los sapatos eleva o artesanato à categoria de arte, no contexto de um mundo mecanizado.”

A exposição chega ao Museu Nacional de Artes Decorativas de Madrid depois de ter passado pelo Palazzo Morando de Milão, pelo Museo del Hermitage de São Petersburgo e pelo Museo Kampa em Praga. Depois de Madrid, a mostra seguirá para Toronto.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter