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MODALISBOA APRESENTA FAST TALKS
01 Março 2017

Entrada Livre
9 de março – 18h00
CCB – Sala Luís de Freitas Branco
Live stream em www.redbull.pt 

O tema da próxima edição das Fast Talks “Sustentabilidade na Moda: porquê e como?” foca o processo de produção e o consumo massificado da indústria da moda como causas de diversos problemas, tanto a nível ambiental como ético. É um dever de todos nós, intervenientes nesta indústria, enquanto consumidores, promotores ou criadores, informar, promover e indicar caminhos que sejam éticos e sustentáveis e permitam um consumo consciente de moda, tendo os nossos valores e o nosso futuro garantidos.

MODERADORA:
Joana Barrios

ORADORES:
Brigitte Stepputtis - Head of Couture at Vivienne Westwood
Brooke Blashill - Senior Vice President, Director of The Boutique Ogilvy & Mather
Carry Somers – Founder and Global Operations Director Fashion Revolution
Lara Vidreiro – Co-founder Chic by Choice
Mário Jorge Silva – CEO Tintex
Marko Matysik – Creative Director, Illustrator, Writer and Contributing Editor for Vogue Japan and Vogue China
Patrick Duffy - Founder Global Fashion Exchange
 

MODERADORA:

JOANA BARRIOS

Joana Barrios é atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona.

Começou a trabalhar com a sua companhia fetiche, o Teatro Praga, em 2008, muito por causa de uma T-Shirt de Sonic Youth. Não parou. O romance dura até hoje.

Entre 2010 e 2013, foi a porteira de discoteca mais simpática de sempre, no Lux/Frágil.

Escreve. Imenso. Mantém a TRASHÉDIA ativa desde 2009. Foi cronista do Semanário SOL entre 2013 e 2015. Foi pivot do Inferno do Canal Q na temporada de 2015/2016.
  

ORADORES:

BRIGITTE STEPPUTTIS
(Head of Couture at Vivienne Westwood)

Com mais de 20 anos de experiência na indústria de moda, Brigitte entrou na casa Vivienne Westwood em 1990. Tem vindo a contribuir para o sucesso e crescimento da marca, especialmente da Gold Label, com a sua experiência em design, tailoring e modelagem. Em 1996, Brigitte lançou o serviço Vivienne Westwood Couture na Davies Street Boutique em Mayfair, onde continua a gerir todas as coleções Bridal e Couture.

Brigitte trabalha diretamente com Vivienne Westwood e Andreas Kronthaler, na criação de vestidos luxuosos. Implementa projetos Green Carpet, iniciando e dando continuidade aos diversos compromissos da estratégia de sustentabilidade da marca.

Fora da indústria de moda, Brigitte Stepputtis é uma reconhecida artista em Media Art e Documentários, mostrando internacionalmente em exposições individuais na Suécia, Reino Unido e mais recentemente na 56ª Bienal de Veneza em Itália.

É diretora do Ethical Fashion Fórum e tem presença no quadro do German/British Fórum. É membro-chave do Medinge Group, um think tank de especialistas de marcas e coautora do livro 'Brands with a Conscience' publicado por Cogan Page.


BROOKE BLASHILL
(Senior Vice President, Director of the Boutique Ogilvy & Mather)

Brooke Blashill é uma marketeer internacional com mais de uma década de experiência nas indústrias de moda e retalho. Trabalhou em Nova Iorque, Londres e Singapura, criando planos de comunicação premiados para marcas internacionais, como a American Express, PUMA ou Ford.

Mais recentemente, lançou a divisão internacional The Boutique na Ogilvy & Mather, desenvolvendo estratégias e campanhas para as áreas de moda, luxo e e-commerce, com um ênfase em programas de sustentabilidade.

O seu espírito empreendedor e a qualidade do seu trabalho junto das marcas, colocou Blashill na lista de "40 under 40" da PR Week. É também comentadora frequente em diversas publicações reconhecidas como a WWD, AdWeek e Digiday.

Brooke é uma das cofundadoras do Global Fashion Exchange. Disponibiliza consultoria de marketing pro-bono a designers emergentes e contribui nos conteúdos educacionais do Fashion Institute of Technology (FIT) de NY, onde realizou o seu mestrado em Global Fashion Management.

 

CARRY SOMERS
(Founder and Global Operations Director Fashion Revolution) 

Carry Somers sentiu-se motivada a atuar após o colapso do complexo industrial Rana Plaza no Bangladesh em 2013. Fundou o movimento Fashion Revolution, uma coligação presente em quase 100 países, que demanda uma reforma sistemática da cadeia de produção na indústria de moda. O movimento Fashion Revolution defende que a transparência é o primeiro passo para transformar a indústria, fazendo a pergunta #whomademyclothes.

Nos últimos 20 anos, a marca que Carry criou, Pachacuti, foi pioneira na transparência da sua cadeia de produção, fornecendo as coordenadas GPS de cada fase do processo de produção, desde as comunidades de plantação onde a palha cresce até à casa dos artesãos onde cada chapéu é feito. Usando a tradição, qualidade e excelência artesanal dos Andes, as suas coleções foram mostradas nas semanas de moda de Londres, Paris e Milão e vendidas nas melhores lojas de luxo em todo o mundo.

 

LARA VIDREIRO
(Co-founder Chic by Choice)

Lara Vidreiro é cofundadora da Chic by Choice, líder europeu de aluguer de vestuário de luxo, que permite o aluguer de peças das melhores marcas e plataformas de e-commerce por apenas uma fração do seu preço original.

Lara conseguiu 520 mil euros de investimento para o seu negócio quando tinha apenas 23 anos. O sucesso da Chic by Choice conduziu mais tarde a um investimento de um milhão e meio de euros para aumentar a empresa no Reino Unido e na Alemanha. Em Julho de 2015, a empresa adquiriu a Laremia, o seu concorrente alemão, o que passou a representar 20% da receita da empresa.

Em pouco mais de 2 anos, a Chic by Choice conseguiu afirmar-se como a plataforma líder de aluguer de vestuário, operando em mais de 15 países na Europa e com um crescimento mensal exponencial.

Lara gere atualmente uma equipa de 20 pessoas com escritórios em Londres e Lisboa.

 

 

MÁRIO JORGE SILVA
(CEO of Tintex)

A portuguesa Tintex venceu os prémios Hightex Award da Munich Fabric Star com a malha Corkcoating by Tintex, um têxtil inovador com cortiça que reflete um conceito tecnologicamente avançado e eco-responsável.

Segundo Mário Jorge Silva, CEO da empresa: "Este primeiro lugar reflete a apetência da Tintex para desenvolver produtos inovadores, mas que também incorporam sustentabilidade, performance e moda".

A empresa fechou o ano 2016 com vendas de 10,5 milhões de euros e investiu recentemente mais de 3 milhões de euros em equipamento e tecnologia de ponta com um foco em "produtos verdes" certificados. Encontra-se na liderança europeia dos revestimentos em malhas e na sua mercerização, com uma equipa de design e inovação própria.

 

 

MARKO MATYSIK
(Creative Director, Illustrator, Writer and Contributing Editor for Vogue Japan and Vogue China)

Marko mostrou o seu interesse por moda desde criança. Mais tarde, licenciou-se com mérito na reconhecida Central Saint Martins e começou a trabalhar no atelier de Victor Edelstein, o costureiro favorito da Princesa Diana de Gales.

Matysik foi editor-in-chief da revista Big Show, editor de moda da revista Drama e atualmente contribui como editor para diversas publicações internacionais Condé Nast. Teve presença mensal como editor da ‘front row’ na Elle UK durante um ano e agora na Vogue Nippon sob o tema ‘Marko’s diary’. É também stylist, diretor de arte, ilustrador e editor em diversas outras publicações e foi consultor para as marcas Belmacz, Boudicca, Rifat Özbek, Krizia, Valentino e diretor criativo para a joalheira Marie-Helen de Taillac.

 

PATRICK DUFFY 
(Founder Global Fashion Exchange)

Patrick é o fundador da Intandem Creatives, uma Boutique Creative Agency cujo foco é a sustentabilidade, design/arquitetura e a produção de ideias. Patrick dirige equipas de criativos em Nova Iorque, Los Angeles e Londres e já produziu diversos eventos, campanhas de marketing e desenhou estruturas em todo o mundo para as mais reconhecidas marcas como a H&M, Moët Hennessy, Microsoft, LVMH, entre outras.

A Intandem Creatives lançou o Global Fashion Exchange em 2013, uma iniciativa internacional que desafia a indústria de moda a criar um futuro mais sustentável. Desde o seu lançamento, o Global Fashion Exchange já viajou até Copenhaga, Nova Iorque, Los Angeles e Melbourne, em parceria com a I:CO, uma das maiores empresas de reciclagem do mundo e evitou que 19 toneladas de desperdício têxtil fossem para aterros, ativando uma mudança positiva em todo o mundo.
 

MODALISBOA BOUNDLESS
FW 17/18
9. 10. 11. 12 MARÇO 2017
CCB

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

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