close

MODALISBOA APRESENTA WORKSTATION
02 Fevereiro 2017

ModaLisboa BOUNDLESS apresenta WORKSTATION. Um convite feito a três fotógrafos nacionais para, através da sua lente, do seu olhar, da sua perspetiva, retratar o limite das fronteiras criativas sugeridas pela semana da Moda em Lisboa.

A realidade que aos nossos olhos parece ser incontestável, poderá sempre ser contestada pela realidade recolhida e recriada por outros olhos. Com a Moda acontece exatamente o mesmo, porque as coleções que mostramos são sempre uma interpretação da realidade que rodeia e inspira os criadores, e porque nem sempre essa interpretação pretende ser totalmente transparente.

É por isso que, ano após ano, WORKSTATION continua a reproduzir o fascínio da Moda para além do óbvio, revelando a tentativa de captação da realidade que existe na Moda interpretada pelos olhares de diferentes talentos da fotografia. Neste caso, de Arlindo Camacho, Carla Pires e Vera Marmelo.

O que acontece quando se junta a arte da Moda à arte da Fotografia é BOUNDLESS, não tem limites nem restrições, é uma forma como queremos continuar a ver e desafiar a moda. Esse jogo de espelhos vai estar em exposição na área social da ModaLisboa, no Centro Cultural de Belém, dias 10, 11 e 12 março.

 

FOTÓGRAFOS CONVIDADOS

ARLINDO CAMACHO

Arlindo Camacho nasceu em Lisboa em 1982 e revelou, desde cedo, uma paixão pela fotografia. Em 2004, tirou o curso de Artes Visuais na Ar.Co e dois anos depois ingressou no Curso Profissional de Fotografia do IPF.
Começou a trabalhar no DN e hoje, em registo de freelancer, colabora com alguns órgãos de comunicação nacionais e internacionais, como a Time Out Lisboa, onde publica regularmente há 7 anos. Nos últimos anos, tem vindo a trabalhar de forma crescente com vários músicos e bandas nacionais, desde a criação da imagem para os seus álbuns ao acompanhamento em turné. Desde 2008 que desenvolve um projeto documental na ModaLisboa, retratando sob a sua perspetiva singular, o panorama da moda nacional. Este trabalho tem sido exposto nas várias edições da Workstation.

 

CARLA PIRES

Formada em Anatomia Patológica, trocou a prática hospitalar pela fotografia de moda. Ao longo dos últimos anos tem colaborado com publicações nacionais e internacionais como a SABER VIVER, DIVO, DIF, PARQ, entre outras. Tem preferência pela luz natural e o retrato é a sua grande paixão. Atualmente, além da fotografia, exerce funções de direção de arte numa agência de publicidade.

 

VERA MARMELO

Vera Marmelo nasceu em 1984, no Barreiro, e fotografa músicos desde 2004. Autodidata no que respeita à fotografia, é motivada desde o início pelas amizades aos músicos da sua cidade natal. É também no Barreiro que começa a frequentar e a fotografar festivais, o Out.fest e o Barreiro Rocks. Passados mais de 10 anos desde o início desta aventura com os amigos, os músicos, os concertos, as salas, os festivais e as ocasiões mais ou menos especiais vão-se multiplicando e o seu arquivo pessoal crescendo. Alimenta de forma muito regular um blogue desde 2006. Em 2013 e 2014, editou dois livros de autor – o primeiro de retratos em nome próprio e o segundo a duas mãos a propósito do 20º aniversário da Galeria Zé dos Bois. Os 10 anos de vida online serviram de mote para o lançamento de um novo site e a revisão do seu trabalho em publicações de autor, num formato poster.
 

MODALISBOA BOUNDLESS
FW 17/18
9. 10. 11. 12 MARÇO 2017
CCB 

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter