close

MODALISBOA BOUNDLESS | REPORT 12 DE MARÇO
14 Março 2017

Patrick de Pádua | Lab

Patrick de Pádua, Duarte, Christophe Sauvat, Valentim Quaresma, Dino Alves, Nadir Tati e Nuno Gama apresentaram no domingo as suas propostas para o outono/inverno 17/18  na passerelle da ModaLisboa Boundless.



Patrick de Pádua apresentou “Weapon of Life”, uma coleção de streetwear com elementos militares, silhuetas alongadas, sobreposições, detalhes e estampados gráficos. “Esta coleção manifesta precisamente essas inúmeras formas de luta e expressão repletas de personalidade que estão presentes em cada detalhe que vai surgindo nos coordenados”, declarou o jovem designer, que nesta estação optou por cores como o bordeaux, verde seco, azul, preto e branco.



Ana Duarte, a jovem designer que conquistou uma menção honrosa no concurso Sangue Novo em outubro de 2016, estreou-se ontem na plataforma LAB, com a coleção “Nevada” inspirada em desportos de inverno e marcada pelo contraste de formas oversized vs. fitted, num jogo entre proteção e a forma natural do corpo. “Seguindo o conceito de sportswear luxury, tudo é planeado para que as peças resultem num equilíbrio entre um estilo desportivo e qualidade”, explicou.



Rússia, Los Angeles e Portugal foram os destinos que inspiraram Christophe Sauvat nesta estação. O resultado foi uma coleção repleta de padrões, texturas e detalhes boho. Pela passerelle vimos desfilar desde peças em veludo, coletes de pelo multicor, vestidos, blusas e túnicas com pormenores bordados em tonalidades de azul e vermelho. Nos acessórios, Christophe Sauvat apresentou cestas de junco, um elemento típico do artesanato português, em diversos formatos e com apontamentos de cor como o verde e o vermelho.



Valentim Quaresma foi buscar referências estéticas que marcaram o último século da história da moda. A época vitoriana, os anos 20 e a revolução industrial, a Arte Deco, a Op Art, o movimento Punk foram reinterpretados numa coleção de jóias de imaginário futurista feitas em materiais tão diversos como peças de joalharia vitoriana recicladas, fotografias, folhas de raio X, acrílico, onix, cobre, latão e prata.



Dino Alves apresentou um manifesto sobre o funcionamento da indústria de moda em Portugal, uma chama de atenção para “o fosso que por vezes parece existir entre o nosso trabalho e todo o elan que envolve estes acontecimentos e a realidade após o desfile”, explicou o criador. Dino trabalhou patchworks, peças feitas com painéis de tecidos atados uns aos outros, peças amplas e sem modelagem aparente com elementos como tiras de elástico soltos passíveis de serem colocados em várias partes, criando diferentes opções de modelos “faça você mesmo”. Chapéus e écharpes completaram os looks.



Nadir Tati voltou a trazer a tradição e estética africana para a passerelle da ModaLisboa, com “Diamante Africano”, uma coleção inspirada na beleza e grandeza das mulheres daquele continente. Na coleção feminina predominaram os vestidos em seda, organza, lantejoulas, renda e tecidos africanos. Na coleção masculina, a criadora misturou o sentido prático africano e o europeu, numa conjugação de cores claras.



Nuno Gama fez as honras de encerramento da ModaLisboa Boundless. Além da sua coleção principal, intitulada “Profecia”, o criador apresentou também a linha Nuno Gama Sport. Em “Profecia”, Nuno mostrou um novo gentleman Português, elegantemente vestido com casacos formais, com detalhes de golas amovíveis. A autenticidade e a maturidade clássica sobrepuseram-se, originando modernas silhuetas urbanas. Já na coleção sport, intitulada “Quinas”, Nuno Gama mostrou “novos heróis urbanos” com um forte grafismo anatómico. “Criámos novos Deuses, escudados pela tecnologia têxtil contemporânea, de matérias-primas de alto rendimento com uma performance desportiva invejável até no Olímpio”, explicou o criador.



E assim terminou mais uma edição da ModaLisboa, que nos remeteu para a essência da moda como uma expressão artística de todos e para todos. A Moda é o nosso património comum, a nossa linguagem universal, a nossa partilha emocional.

Clique nos links abaixo para ver as coleções completas de:



PATRICK DE PÁDUA
DUARTE
CHRISTOPHE SAUVAT
VALENTIM QUARESMA
DINO ALVES
NADIR TATI
NUNO GAMA

MODALISBOA BOUNDLESS

FW 17/18


9. 10. 11. 12 MARÇO 2017
CCB

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.



Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter