close

MODALISBOA KISS | REPORT 13 DE MARÇO
14 Março 2016

Kolovrat

ModaLisboa KISS terminou ontem com a apresentação das coleções outono/inverno 16/17 de Kolovrat, Awaytomars, Saymyname, Nadir Tati, Piotr Drzal, Filipe Faísca, Dino Alves e Luís Carvalho.

No ginásio da Marinha Portuguesa, Kolovrat apresentou “Your favourite team is playing”, uma coleção que explorou o efeito de polaridade através de texturas criadas manualmente e da aplicação da técnica de macramé, introduzindo elementos surpresa nas peças e potenciando o seu movimento. Predominantemente preta, a coleção foi complementada com tonalidades vibrantes de amarelo, azul e apontamentos de cores terra.

Awaytomars apresentou a primeira coleção resultante do seu projeto de colaboração com criativos de todo o mundo. Para a próxima estação fria, a marca propõe peças clean e minimalistas que exploram novos cortes e construções, evidenciados pela utilização de cores contrastantes e complementares. A paleta cromática foi inspirada nas cores de elementos orgânicos como a pedra e o metal.

Os relâmpagos e cabos elétricos foram a base da coleção de Saymyname, que nesta estação trabalhou pormenores como enormes pinças exteriores, godés e pregas, criando diferentes volumes e grafismos. Vestidos camiseiros e tubulares, calças paper-bag e pata de elefante, casacos oversize, blusas justas e sweats assimétricas são as principais propostas da criadora para a próxima estação fria. Camisas de riscas, vestidos de colarinho e saias evasé com peitilho conferiram um toque colegial à coleção. 

Nadir Tati voltou a trazer a tradição e estética africana para a passerelle da ModaLisboa. Nesta edição, a criadora angolana apresentou uma coleção com linhas mais simples e fluidas do que o habitual, apostando na fusão de tecidos e texturas, como rendas, organzas e sedas. Predominaram os vestidos pretos, vermelhos e dourados com bordados e pedras adicionadas à mão. Os looks foram complementados por turbantes.

Piotr Drzal combinou a elegância clássica com o streetwear numa coleção de menswear inspirada nas conotações emocionais da noite. O criador polaco, convidado no âmbito da parceria de intercâmbio da ModaLisboa com a Semana de Moda da Polónia, manteve-se fiel ao seu estilo, dando especial atenção à forma e estrutura das peças, aos detalhes e à qualidade dos materiais.

Grafismos a preto e branco, linhas simples e jogos de transparências marcaram a coleção “New Age” de Filipe Faísca, dedicada a uma mulher multifacetada e determinada. Nesta estação, o criador emprestou a sua criatividade também ao menswear e apresentou também alguns coordenados masculinos.

Dino Alves mostrou “Novos Reis”, uma coleção inspirada no universo fautoso da aristocracia. O criador trabalhou formas de elementos decorativos barrocos retirados dos interiores de palácios e mobiliário em bainhas recortadas, painés sobrepostos, aplicações e encaixes múltiplos. Folhos, franzidos, laços faustosos, golas de renda e outros detalhes inspirados no guarda roupa da realeza foram transportados para a atualidade. A inspiração foi transmitida também através de materiais como os veludos cotelê e os brocados, assim como por estampados florais barrocos. 

Luís Carvalho fez as honras de encerramento desta edição da ModaLisboa, com a apresentação de uma coleção inspirada nas gélicas paisagens nórdicas. As formas do gelo e cristais inspiraram linhas mais retas e volumosas, detalhes e padrões, enquanto que a tranquilidade e o silêncio destes locais deram origem a formas mais leves e fluidas. A pureza dessas paisagens refletiu-se também na paleta cromática composta por branco, rosa, cinzas, beringela e preto.

E assim terminou a ModaLisboa KISS, uma edição de celebração dos 25 anos da ModaLisboa.

Clique nos links abaixo para ver as coleções completas de:

KOLOVRAT
AWAYTOMARS
SAYMYNAME
NADIR TATI
PIOTR DRZAL
FILIPE FAÍSCA
DINO ALVES
LUÍS CARVALHO

MODALISBOA KISS
10. 11.12.13. MARÇO 2016
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
FW 16/17

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter