close

MUDE APRESENTA “NOVO MUNDO. VISÕES ATRAVÉS DA BIENAL IBEROAMERICANA DE DISEÑO. 2008-2016”
20 Abril 2017

O MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo inaugura este sábado, 22 de abril, a exposição “Novo Mundo. Visões através da Bienal Iberoamericana de Diseño. 2008-2016”. A mostra integra a programação desenhada no âmbito de “Lisboa, Capital Ibero-Americana da Cultura” e estará patente ao público no Palácio dos Condes da Calheta, Jardim Botânico Tropical, em Belém, até 2 de julho de 2017.

Esta é a primeira de três exposições sobre o design da Península Ibérica e da América do Sul, Central e México, que o MUDE vai apresentar em 2017. O objetivo é refletir sobre a existência de um design ibero-americano, as suas características e contributos para a construção de um mundo global, sustentável e humanista.

Com curadoria de Bárbara Coutinho, a exposição “Novo Mundo” procura refletir sobre a real capacidade do design ser um agente transformador da sociedade e do homem. Os projetos e serviços selecionados, de quase 200 designers oriundos de 20 países, têm vindo a estimular a partilha de informação e conhecimento, o intercâmbio intergeracional, a coesão social, a inclusão e o multiculturalismo, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a sustentabilidade social, ao mesmo tempo que testemunham a universalidade da linguagem do design. Evidenciam também o contributo do design em projetos multidisciplinares, colaborativos e participativos, ou em áreas tão diferentes como a ciência, a política, a educação e a medicina.

“A exposição privilegia mais o pensamento, a palavra, o projeto e a responsabilidade ética de cada designer, do que o produto final. Quer mostrar o design como verbo (como prática e compromisso), expondo as convicções, intenções, expectativas e metodologias defendidas pelos diferentes autores. É um espaço de reflexão sobre o nosso mundo, o interculturalismo do espaço ibero-americano e o próprio processo curatorial que a construiu, na medida em que este permite debater alguns estereótipos e preconceitos que ainda persistem.”

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter