close

MUSEU DE ARTE POPULAR ACOLHE EXPOSIÇÃO DE M.C.ESCHER
22 Novembro 2017

Vínculo da União

O Museu de Arte Popular, em Lisboa, acolhe, a partir de 24 de novembro, uma retrospetiva do trabalho de M.C.Escher, artista gráfico holandês considerado por muitos como um génio da imaginação geométrica. A mostra, intitulada “Escher”, tem curadoria da produtora de exposições de arte Arthemisia, e estará patente até 27 de maio de 2018. 

A exposição vai reunir 200 obras de Escher e estará dividida em várias seções, que apresentam diferentes momentos da visão e percurso do artista holandês, cujas criações continuam a cativar vários cientistas, artistas, gráficos e curiosos. Entre as obras expostas estarão obras-primas como “Mão com Esfera Refletora”, “Relatividade”, “Vínculo da União” e “Belvedere”.  

Às 200 obras vão juntar-se equipamentos didáticos e experiências científicas, tornando a exposição “numa aprendizagem e experiência sensorial únicas”. “Os visitantes terão ao seu alcance a oportunidade de estimular a imaginação geométrica, a intuição e a capacidade de ‘ver’. O confronto com as obras de Escher proporcionará ainda a reflexão sobre o sentido estético, a fantasia e princípios como os de ordem e estrutura”, declarou a organização em comunicado.

Maurits Cornelis Escher (1898-1972) ficou especialmente conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons, mas também ilustrou livros e desenhou tapeçarias, selos, postais e murais. A sua obra representa construções impossíveis, explorando o infinito e metamorfoses com recurso a padrões e figuras geométricas e à ilusão ótica. 

O artista, natural de Leeuwarden, estudou Arquitetura e Artes Decorativas na Escola de Belas Artes de Harlemo, na Holanda, mas acabou por deixar a instituição para se juntar ao professor de artes gráficas Samuel Jessurun de Mesquita (de origem portuguesa), que o iniciou nas técnicas da gravura, dedicando-se ao desenho, à litografia e à xilogravura.

A exposição de Escher perfila-se como um dos principais eventos da agenda cultural de Lisboa dos próximos meses.

www.escherlisboa.com

 

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter