close

MUSEU NACIONAL DO TRAJE APRESENTA “2 EM 1 | JOVENS E CRIADORES”
10 Julho 2017

Entre 15 de julho e 1 de outubro, o Museu Nacional do Traje, em Lisboa, apresenta “2 em 1 | Jovens e criadores”, uma exposição que reúne o trabalho de 14 jovens designers de moda portugueses.

No ano em que comemora o seu 40º aniversário, o Museu Nacional do Traje olha para as novas gerações de designers e, com o apoio da ModaLisboa e da Associação Seletiva Moda, apresenta as criações de 14 novos nomes da moda nacional: Ana Duarte, Ana Segurado, Beatriz Bettencourt, Carolina Machado, Catarina Oliveira, Cláudia Garrido, Cristina Real, Mariana Almeida, Nair Xavier, Olímpia Davide, Pedro Neto, Pilar Pastor, Sara de Andrade e Tiago Loureiro.

O Museu Nacional do Traje inaugurou a 26 de julho de 1977 com as exposições: História do traje civil e urbano (da Antiguidade a 1925); Trajo Popular (uma parceria com o Museu Nacional de Etnologia), Traje de Ópera (coleção de Tomás Alcaide), às quais se juntaram também mostras sobre Técnicas de fiação, tecelagem e estampagem e sobre Brinquedos dos séculos XVIII a XX.

Em 1977, a Moda Portuguesa já tinha voz nacional e, sobretudo com Ana Salazar e Manuela Gonçalves, começava também a ter presença internacional. Durante os quarenta anos seguintes, quer o Museu Nacional do Traje quer a Moda Portuguesa ganharam identidade, conteúdos, presença e voz.

No local onde se reúnem muitas das memórias da história da Moda Portuguesa, expõem-se agora as criações de uma nova geração de designers, permitindo “(re)conhecer a contemporaneidade do trajar: a criação e o mundo que a envolve, a qualidade e condições em que se concretiza, a inovação e a modernidade em que se inscreve e como se inscreve nos nossos gostos, estilos e culturas. 

Dois em um: o futuro no sítio da memória.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter