close

MUSEUS DO CALÇADO E DA CHAPELARIA INAUGURAM NOVAS EXPOSIÇÕES
10 Abril 2018

Amber Ambrose Aurèle e Harvy Santos são dois dos designers convidados para apresentarem o seu trabalho no Museu do Calçado e Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, cuja programação de 2018 aposta na divulgação do processo criativo de artistas das Filipinas, Espanha, Holanda e Áustria.

 “Amber Ambrose Aurèle. Caminhando no País das Maravilhas”, patente no Museu do Calçado até 23 de setembro, é a primeira exposição a solo da jovem designer de calçado holandesa e marca a sua estreia em Portugal.

Mestre em Design de Calçado pela ArtEZ Arnhem e em História da Arte pela Universidade de Amsterdão, Amber Ambrose Aurèle “cria sapatos de saltos vertiginosamente altos, que desafiam as fronteiras entre a Alta Costura e a Arte”.

Refletindo sobre os limites contemporâneos da arte e da indústria e sobre as complexas questões do género na atualidade, a designer acredita que a criação de sapatos é sempre resultado de uma pesquisa interdisciplinar, da qual resultarão novos campos de exploração em cada coleção que produz. Com temas sempre inspiradores, que vão da homenagem direta ao neoplasticismo de Piet Mondrian, até alusões ao cosmos ou à literatura, os limites entre calçado e objeto artístico diluem-se no trabalho da designer.

“Harvy Santos. Oito Estações”, em exibição no Museu da Chapelaria até 23 de setembro, apresenta 81 criações do designer de chapéus e toucados, Harvy Santos, produzidas entre 2013 e 2017. 

Harvy Santos vive atualmente em Londres. Natural das Filipinas, é influenciado por várias dinâmicas culturais e religiosas, como as tradicionais procissões Marianas. Mas a Alta Costura, a cultura Pop, o Punk Rock ou o universo das Drag Queens, são também elementos inspiradores, que Harvy Santos funde com os elementos tradicionais da sua cultura de origem. Nas suas criativas peças, Harvy Santos combina beleza e teatralidade, sendo considerado um dos mais promissores designers de chapéus da atualidade.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter