Irving Penn (1917-2009), um dos fotógrafos americanos mais famosos do século XX, faria 100 anos em 2017 e, para comemorar esta data, o The Metropolitan Museum, em Nova Iorque, vai apresentar uma grandiosa retrospetiva do seu trabalho, intitulada “Irving Penn: Centennial”. Patente de 24 de abril a 30 de julho, a mostra vai reunir fotografias de moda, retratos e naturezas mortas.
Irving Penn tornou-se reconhecido pelas icónicas fotografias de moda a preto e branco que realizou para a revista Vogue, mas a sua criatividade foi muito além dessas imagens. Com uma carreira de cerca de 70 anos, o fotógrafo americano trabalhou em projetos profissionais e artísticos de vários géneros, muitos deles desconhecidos do grande público. As suas fotografias distinguiram-se pela atenção meticulosa à composição, nuances e detalhes.
A exposição “Irving Penn: Centennial” abrange todos os períodos da sua dinâmica carreira, reunindo mais de 200 imagens, incluindo fotografias de moda; naturezas mortas; nus femininos; retratos de crianças Quechua em Cusco, no Peru, e de tribos da Nova Guiné. Em exibição estarão também retratos de artistas e intelectuais como Truman Capote, Picasso, Colette, Ingmar Bergman e Issey Miyake, entre outros.
Irving Penn era um mestre da composição e via beleza em tudo. Com as suas surpreendentes fotografias, transformou as criações de grandes nomes da moda do século XX em elegantes “esculturas”.