close

V&A MUSEUM APRESENTA “BALENCIAGA: SHAPING FASHION”
05 Maio 2017

Vestido “envelope” Cristóbal Balenciaga
© Foto: Hiro Wakabayashi para Harper's Bazaar, Junho 1967.

Para comemorar o 100º aniversário da fundação da casa Balenciaga, o Victoria & Albert Museum, em Londres, apresenta uma retrospetiva do trabalho do grande mestre da Alta Costura, Cristóbal Balenciaga. Em exibição de 27 de maio de 2017 a 18 de fevereiro de 2018, “Balenciaga: Shaping Fashion” vai apresentar mais de 100 criações, incluindo chapéus, do costureiro espanhol e dos seus sucessores, assim como uma seleção de desenhos, padrões, fotografias, amostras de tecido e fotografias de passerelle.

Cristóbal Balenciaga tornou-se famoso pela sua estética minimalista, atenção ao detalhe, rigor de corte e exploração de volumes. "Um bom costureiro deve ser um arquiteto para a forma, um pintor para a cor, um músico para a harmonia e um filósofo para a medida", afirmou.

“Balenciaga: Shaping Fashion” será a primeira exposição sobre a obra e legado do costureiro espanhol a ser apresentada em Inglaterra. Em destaque estará o seu trabalho durante as décadas de 1950 e 1960 - o período mais criativo da sua carreira - quando vestiu algumas das mulheres mais célebres da época e foi venerado por criadores seus contemporâneos, como Christian Dior e Coco Chanel.

Em exibição estarão os seus icónicos vestidos túnica, sack e baby doll, assim como os looks que criou para atrizes e celebridades como Ava Gardner, Gloria Guinness e Mona von Bismarck. A mostra vai incluir também os resultados de novas investigações forenses sobre as peças de vestuário, incluindo os raios X que o artista Nick Veasey fez dos vestidos de Balenciaga, que revelam os detalhes ocultos e processos de construção que tornam o trabalho do criador espanhol tão excecional.

A segunda parte da exposição vai explorar a influência de Balenciaga no trabalho de mais de 30 criadores de moda, ao longo dos últimos 50 anos, nomeadamente: André Courrèges, Emanuel Ungaro, Hubert de Givenchy, Phoebe Philo, J.W. Anderson, Nicolas Ghesquière, entre muitos outros.

Uma mostra a não perder!

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter