close

JOÃO OLIVEIRA | FW 17/18
VENCEDOR DO PRÉMIO MODALISBOA

SOCIETY

 “Street View photography, artless and indifferent, without human intention, ascribes no particular significance to any event or person. And yet the very instruments that alienate us can also inform us about the nature of our alienation.”
John Rafman (2009) 

“Society” explora o comportamento de indivíduos nas mais variadas paisagens contemporâneas, perante o atrevimento da tecnologia. A coleção interpreta o histórico e a carga emocional que cada reação pode ter – a suportação, o carrego, a indiferença, o arrastamento.

A silhueta oversized é, simultaneamente, um símbolo da jornada e do fardo acumulado. E a sobreposição de peças decompõe os vários elementos da temática – a estrada, a população e a atitude. “Society” é apresentada numa estética streetwear com detalhes influenciados pelo workwear. 

Cinzento, branco e azul são as cores predominantes no mundo de John Rafman, assim como as cores base desta coleção, interrompidas por amarelo e vermelho.


AGRADECIMENTOS: Ângela Granja e equipa Angelart, Irene Bartolo, Ana Isabel Cunha e Alessandro Lisboa.

PATROCÍNIOS: Matias & Araújo, Joaps e Timingtextil

MÚSICA: KARPAKOi


Biografia


João Oliveira
nasceu em 1993, em Ovar. O gosto pela moda e pela arte marcou, desde muito cedo, o seu percurso académico. Em 2014, formou-se em Design de Moda e Têxtil pela ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas), em Castelo Branco. Atualmente encontra-se a completar o mestrado na mesma área.

Em outubro de 2016, apresentou a sua primeira coleção na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa e foi selecionado para representar Portugal no conceituado Festival de Moda Holandês, FashionClash, de 2017.

Contactos


E-mail: 
theoliveirajoao@gmail.com


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter