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MODALISBOA MULTIPLEX | PROJETOS E EXPOSIÇÕES
22 Outubro 2018

 
Oradores Fast Talks
Check Point
Wonder Room
Showcase ModaPortugal
Portuguese Shoes by Apiccaps

Volvida a ModaLisboa Multiplex, relembramos os diversos projetos e exposições que apresentámos nesta edição. 

Começámos com as Fast Talks na quinta-feira, 11 de outubro, sob o tema Street X Fashion. A discussão andou em torno da influência do streetwear na moda, da cultura urbana, dos sneakers e da sua ascensão ao mercado de luxo, sobre publicidade, música, cultura africana e outras culturas que contaminam a cultura ocidental – do fenómeno do que se veste, se ouve, se faz e do modo como nos comportamos hoje e integramos tantas ‘novas’ linguagens oriundas de movimentos de rua e camadas populares – da rua para a passerele.

Esta conversa contou com as intervenções do Diretor Criativo do Estúdio Edelkoort e colaborador da Trend Union, Gert Van de Keuken; a assessora de comunicação do Museu Coleção Berardo, Namalimba Coelho; os representantes da Fila Europe, Raimo Diehl e Anton Zamiatine; o fotógrafo Adam Katz Sinding e o criativo e fundador do grupo Sneakers Love Portugal, Pedro Lima. Numa fluída e animada conversa moderada por Joana Barrios, os diversos oradores falaram sobre a sua experiência em torno deste tema, uns com interpretações ligadas ao seu campo profissional, outros com um cunho mais pessoal, derivando entre as diversas influências que assimilam, o eco do que se passa nas ruas e o que influencia os comportamentos do público e o gosto de cada participante.

A nova plataforma Check Point, inaugurada nesta edição, contou com diversas ações durante os 3 dias de desfiles, no exterior do Pavilhão Carlos Lopes. Na perspetiva de promover o diálogo e a partilha de conhecimento, na sexta-feira, 12 de outubro, o pontapé de saída foi dado por uma sessão de Portfolio Review que contou com especialistas com reconhecida experiência no campo da educação, design e comunicação de moda: Danilo Venturi da escola Polimoda em Florença, Miguel Flor, designer freelancer e diretor criativo da Revista Principal, Filipa Homem, designer freelancer, e Ana Santos, Diana Resende e Cláudia Figueiredo da equipa de recrutamento da Farfetch. Estes especialistas puderam aconselhar e mentorar os diversos participantes: estudantes, jovens profissionais e profissionais em busca de novas/diferentes oportunidades.

No mesmo dia houve também lugar para uma desafiante conversa sobre as Artes & Ofícios e o seu lugar na Moda (em parceria com a AID – Associação para a Inovação pelo Design), versando sobre a formação, a certificação e o lugar do saber-fazer na moda e na cultura atual. A discussão fez-se em torno da excelência e mérito de saber-fazer com as próprias mãos e da satisfação e interesse reavivado que se observa hoje em dia, numa sociedade hiper-conectada e em constante aceleração, certamente denunciador de uma contra-tendência que irá ascender. O tema da certificação do artesanato e ofícios portugueses também foi discutido, uma vez que estas normas podem proteger os produtos e artesãos portugueses e impedir as cópias e a venda de produtos que não sejam originais. A conversa foi moderada por Jorge Leitão, presidente da AID, e contou com a participação de Conceição Amaral, Directora Executiva da FRESS (Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva), Marita Moreno (designer de calçado) e João Amaral (diretor do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património).

No segundo dia de Check Point contámos com a apresentação de tendências do renomado gabinete de tendências Trend Union, com Gert Van De Keuken e Daniela Pais, numa sessão privada que contou com diversos profissionais da moda e do têxtil nacionais. Nesta sessão foi possível conhecer as diversas tendências previstas pelo gabinete para o outono/inverno 19/20 e verão 20.

No final do dia, contámos também com uma sessão informal de networking, de perguntas e respostas, na qual jovens profissionais e estudantes apresentaram as suas questões e desafios a 3 profissionais da indústria de moda com vasta experiência no campo da fabricação de materiais, sustentabilidade e manufatura: César Araújo da Calvelex, Bruno Mineiro da Twintex e Mário Jorge Silva da Tintex. Os participantes colocaram questões relativas ao suporte a jovens designers, seu sourcing e produção – denunciando uma das maiores dificuldades para os jovens autores – a elaboração de coleções de amostras e a produção de pequenas séries (coleções de pequena escala).

Finalmente, no último dia, teve lugar uma Masterclass sobre Sneakers com a Fila Europe (Anton Zamiatine) e o grupo Sneakers Love Portugal (Pedro Lima, Mário Borges e Armando Gomes). Nesta sessão informal foi possível aprender com Anton Zamiatine algumas das bases sobre o que são os sneakers, a sua história e conhecer também a narrativa da celebrização das principais marcas contemporâneas, oriundas do universo do desporto, no entanto, assimiladas pelo público através de atos de ‘rebelião’, tanto por provocadores como Bjorn Borg ou Agassi como por músicos subversivos como os Run DMC. Através do coletivo SLP foi possível entender as origens do grupo de interesse, as diversas atividades que este grupo tem levado a cabo e testemunhar o seu crescimento e a pertinência do tópico e do segmento de mercado.

No final do dia teve lugar a Talk ‘A Música e a sua Importância na Moda’ moderada por Vítor Belanciano que, através da sua conversa com Alex D’Alva Teixeira (D’Alva) e Sónia Tavares (Gift), evidenciou a relação de cada um com o vestuário, a importância que lhe atribuem nos seus espetáculos e nos diversos momentos das suas carreiras. Os três proporcionaram uma conversa que versou sobre os designers que vestem grandes estrelas internacionais, as escolhas dos ícones de cada um dos artistas e também os caminhos que estes artistas antevêem como possibilidade para si próprios e para o mix criativo que o mundo do espectáculo exige atualmente e sempre exigiu.

Wonder Room cresceu um pouco mais nesta edição da ModaLisboa, ocupando um espaço contínuo que envolveu diversas das plataformas e atividades da edição. Integrou os designers da Workstation, António Castro, Cristina Real, Tiago Loureiro, João Oliveira e Filipe Augusto, que aí puderam mostrar e vender as suas coleções, apresentadas na Estufa Fria, no dia 11 de outubro, através de um conceito de jogo e surpresa. E contou também com a presença de 19 marcas de estacionário, lifestyle, cultura, design de moda, lingerie, swimwear, malharia, lã feltrada, tecnologia, sustentabilidade, inovação social, calçado, chapelaria, acessórios e joalharia. Alfamarama, Boon, CCB – 25 Anos, Daily Day, Daniela ponto final, Descobrimentos Olfativos Portugueses, Ferramenta, Fluo bags, Fress, Gilt, Isidro Paiva, Joana Ribeiro Joalharia, Jolie Su, Maria Beirão Portugal, MDMA shoes, Nobrand, Paparina, Volume Atelier e Wo Design mostraram e venderam os seus produtos no Wonder Room, ao som da inaugurada Rádio Wonder Room by Alex D’Alva Teixeira, uma playlist de 15 horas oferecida à ModaLisboa, no âmbito do lançamento coincidente do novo álbum da sua banda, os D’Alva, intitulado ‘Maus Êxitos’. 

A ModaLisboa Multiplex apresentou também o Showcase ModaPortugal, que mais uma vez celebrou a excelência da indústria têxtil portuguesa, com uma instalação apoiada pela maior tecidoteca do país, a Fabrics4Fashion, e com uma exposição de peças de uma seleção de marcas e designers emergentes; com a exposição Portuguese Shoes by Apiccaps, desta vez mostrada num clássico carrocel evidenciando a excelência e a magia do saber-fazer dos produtores de calçado nacionais, contando com as parcerias de designers da ModaLisboa com produtores – Awaytomars X Shoelutions, Kolovrat X Owl Flight, Luís Carvalho X Eureka, Nuno Gama X Eureka, Patrick de Pádua X Ambitious - e com as marcas Antonio A Handmade StoryBelcinto, Centenário, Inlu, Josefinas, Luís Onofre, Pregis Shoes, Profession Bottier, Undandy, e com a vídeo instalação Shapers 4.0 da AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal), que mostrou como o setor da joalharia nacional se renova e se promove nos novos contextos do mercado global e digital.

MULTIPLEX. Um património, muitas vidas.

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