close

APICCAPS PROMOVE CONGRESSO MUNDIAL DE CALÇADO
16 Maio 2018

“From fashion to factory: a new technological age” é o tema central do maior congresso mundial de calçado de todos os tempos, que decorre esta quinta e sexta-feira, no Hotel Sheraton, no Porto. Mais de 500 profissionais da indústria de calçado, oriundos de 33 países, estarão presentes neste grande debate sobre o futuro da “indústria mais sexy da Europa”, promovido pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), pelo CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e pela UITIC (União Internacional dos Técnicos da Indústria de Calçado). 

O congresso arranca amanhã, mas desde segunda-feira, mais de três centenas de participantes estão a visitar as mais importantes empresas portuguesas de calçado. 

“Novos produtos e novos serviços ligados às necessidades dos consumidores”; “Desenvolvimento inteligente e produção”; “Sustentabilidade, transparência da cadeia de abastecimento e tendências regulatórias que afetam as fábricas”; “Fábricas centradas no homem e novas formas de gestão” serão alguns dos temas em discussão no 20º Congresso da União Internacional dos Técnicos da Indústria de Calçado.

A abertura estará a cargo da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que afirma: “Portugal está numa posição privilegiada para acolher o debate sobre os desafios da indústria do calçado. É uma indústria inovadora e fortemente exportadora: mais de 95% da sua produção destina-se aos mercados externos e exportou mais de 80 milhões de pares de calçado em 2017. Sempre a acrescentar valor e a apostar na qualidade e design: um par de sapatos português tem hoje o segundo preço mais elevado a nível internacional”. 

O congresso ocorre numa altura em que a indústria portuguesa de calçado renova a sua ambição de se assumir como “líder mundial na relação com os clientes, através da sofisticação do produto, da resposta rápida e ao nível de serviço”.

A APICCAPS lançou, recentemente, o “Roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital”. Denominado FOOTure 4.0, este projeto procura explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0, tendo definido quatro prioridades estratégicas e catorze medidas, nomeadamente: criar formas de interação com o cliente num contexto digital e em rede; melhorar a flexibilidade, tempo de resposta ao cliente, inteligência de negócios e sustentabilidade; qualificar o setor para a Indústria 4.0, tonando-o mais dinâmico, inovador e capaz de criar novos negócios; melhorar a inteligência e imagem do setor. 

Na tarde de dia 18 de maio, a APICCAPS promove ainda o Young Workers Day, com o objetivo de transmitir as oportunidades do setor, identificar expectativas e necessidades dos mais novos e promover a troca de experiências e boas práticas de recrutamento de jovens para a Indústria do Calçado. Inserido na dinâmica do Congresso Mundial de Calçado (UITIC), o evento será presidido pela Secretária de Estado da Indústria e contará com a presença dos parceiros do projeto, centros de formação, CTCP, instituições de ensino e formação com potencial de formação no setor, sindicatos, empresas e jovens inseridos em percursos de educação/ensino. 

Mais informações em: www.porto2018.uitic.org

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade

Subscrever Newsletter