close

CINEMA NO MUSEU DO ORIENTE
07 Fevereiro 2019

The Great North Korean Picture Show

Até ao final de fevereiro, o DocLisboa apresenta, no Museu do Oriente, quatro filmes relacionados com as grandes transformações geopolíticas da modernidade: emigração, países simbólicos, cidades de pertença, memórias de lugares que já não podem ser encontrados. Com entrada livre, as sessões decorrem todos os domingos deste mês, às 17h00, e são apresentadas por programadores do DocLisboa, seguindo-se uma conversa com o público.

No próximo domingo, dia 10, será exibido ‘The Great North Korean Picture Show’, de James Leong e Lynn Lee, um filme que retrata o poder da indústria cinematográfica norte-coreana. Pela primeira vez, realizadores estrangeiros puderam entrar na única escola de cinema do país e registar o trabalho de jovens talentos treinados para criar obras, não apenas para entreter, mas para ajudar a moldar a psique de uma nação inteira.

No dia 17 haverá uma sessão dupla, com a exibição dos filmes ‘Ismyrna’ e ‘Dis-Moi’. O primeiro, assinado por Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, segue a história de Joana, a realizadora, e da poetisa Etel Adnan, que se conheceram há 15 anos e se tornaram próximas, pela partilha de uma cidade onde nunca estiveram: Esmirna, na Turquia. As suas histórias pessoais, as imagens que possuem e as remetem para esse lugar de um passado seu mas onde nunca estiveram são o pano de fundo para as mudanças na região após a queda do Império Otomano. 

Já em ‘Dis-Moi’ de Chantal Akerman, o enredo gira em torno de três mulheres idosas de ascendência judia que contam histórias sobre as suas avós. Sentadas nas suas salas de estar, filmadas em planos fixos, um mundo inteiro desaparecido em campos de concentração regressa à vida nas suas palavras.

No último domingo do mês é exibido ‘Once I Entered a Garden’, de Avi Mograbi. A partir das vozes de Ali e Avi, o filme fantasia um Velho Médio Oriente, em que as comunidades não se dividiam étnica ou religiosamente, em que nem as fronteiras metafóricas tinham lugar.

Museu do Oriente
Avenida Brasília, 352 

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade