close

CINEMA PORTUGUÊS EM ROTERDÃO
17 Janeiro 2019

"Caminhos Magnétykos" de Edgar Pêra

A 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, na Holanda, vai apresentar uma retrospetiva de Edgar Pêra, no âmbito da qual serão exibidos mais de 20 filmes do realizador português, incluindo o seu trabalho mais recente, "Caminhos Magnétykos", e o cine-concerto “3D LoveCraftLand” com The Legendary Tigerman.

Edgar Pêra, nascido em Lisboa em 1960, começou a trabalhar em cinema na década de 1980, somando atualmente mais de três dezenas de filmes, entre documentários e ficções, curtas e longas-metragens, e diversos prémios, como o Pasolini de carreira, atribuído em Paris, em 2006. 

Além da estreia internacional do seu trabalho mais recente, “Caminhos Magnétykos”, inspirado na obra de Branquinho da Fonseca, na 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão serão também exibidos os filmes “A Cidade de Cassiano”, sobre Cassiano Branco, Grande Prémio do Filme de Arquitetura Festival de Cinema de Bordéus, em 1992; “Manual de Evasão LX94”, rodado para a Lisboa Capital Europeia da Cultura 1994, “Movimentos Perpétuos - Cine-Tributo a Carlos Paredes", prémio do Público, melhor fotografia e melhor filme, no festival IndieLisboa 2006, e “Lisbon Revisited”, com textos de Fernando Pessoa, entre outros.

No cine-concerto “3D LoveCraftLand”, com música ao vivo de Randolph Carter (The Legendary Tigerman), intervenção de Iris Cayatte e Dominique Pinon e ‘live camera’, filmes e manipulação a cargo de Edgar Pêra, misturado ao vivo por Cláudio Vasques, são usados textos do escritor norte-americano H.P. Lovecraft.

A programação da 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão inclui ainda dois filmes portugueses em competição e a exibição de uma coprodução portuguesa. 

"Casa de Vidro", de Filipe Martins, compete na secção Voices Short e "Anteu", de João Vladimiro, na Amodo Tiger Short Competition, enquanto "Terril", de Bronte Stahl, uma coprodução entre Bélgica, Portugal e Hungria, será exibido na Bright Future Short, de acordo com a informação disponibilizada no site oficial do festival

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade