close

COLEÇÃO SERRALVES NA ESTAÇÃO DO ROSSIO
08 Janeiro 2019

Foto: Miguel Manso

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta na Estação Ferroviária do Rossio, em Lisboa, a obra "Joana", da artista portuguesa Ana Jotta. A obra pode ser vista até 20 de junho de 2019, no teto do primeiro piso da estação.

Ana Jotta (Lisboa, 1946) assume-se como uma copista e acumuladora de objetos, imagens e palavras, que utiliza com ou sem transformações, descontextualizado-os e transformando-os na sua própria arte.

Na obra “Joana”, a artista plástica parodia a ideia de luxo e poder associada ao candelabro - omnipresente em palácios e outras tipologias arquitetónicas ligadas ao poder político e financeiro - usando materiais descartados e pobres como rodas de bicicleta e garrafas de vinho. Ao mesmo tempo, este trabalho relaciona-se diretamente com duas das obras mais ilustrativas da vanguarda artística: a roda de bicicleta (1914) e o célebre secador de garrafas de Marcel Duchamp (1917).

Esta exposição resulta de uma parceria da Fundação de Serralves com a Infraestruturas de Portugal, que pretende levar obras da coleção Serralves a espaços da empresa pública.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade