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CORAL É A COR DO ANO 2019
10 Dezembro 2018

Living Coral (Pantone 16-1546) é a cor que vai dominar o ano de 2019, anunciou o Pantone Color Institute. “É um tom coral animador e vivaz com um subtom que energiza e anima”, afirma a empresa responsável por uma das mais importantes escalas de cor internacionais, utilizadas nas indústrias da moda e do design.

A escolha desta cor é uma resposta “ao ataque de tecnologia digital e redes sociais que se infiltram no dia a dia... Com tudo o que está a acontecer hoje, estamos à procura de qualidades humanizadoras, porque estamos a ver a vida online a desumanizar muitas coisas. Estamos a olhar para as cores que alimentam e trazem conforto e familiaridade e que nos fazem sentir bem”, explicou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. 

A origem desta cor remonta aos anos 1950 e 1960, quando estava presente em carros, acessórios e moda. Está também relacionada com os corais que dão abrigo à vida marinha.

Desde 2000 que a Pantone anuncia a cor de cada ano, com base numa cuidada análise de tendências. Durante o ano, os especialistas analisam os tons que surgem com mais frequência nos mais diferentes tipos de negócios e que são recorrentes na preferência dos consumidores. Para chegar à decisão final os peritos coloristas percorrem o mundo inteiro. Analisam não só a indústria da moda, mas também do entretenimento e da arte, passando por fatores socioeconómicos, novas tecnologias e eventos desportivos relevantes. Numa primeira fase, são selecionadas 2000 cores e entre estas é eleita a cor do ano. Aquela que tem um maior apelo universal e se traduz facilmente para a moda, beleza, design industrial, mobiliário e decoração.

Segundo a descrição da própria Pantone, a cor do ano influencia o “desenvolvimento de produtos, decisões de compra e múltiplas indústrias”.

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