close

'CRITERIA': 37 OBRAS DA COLEÇÃO FUNDACIÓN ARCO EM EXIBIÇÃO EM LISBOA
28 Janeiro 2019

"Criteria", uma exposição monográfica com uma seleção de 37 obras da coleção Fundación ARCO, de Madrid, inaugura a 30 de janeiro no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional de Lisboa, onde fica patente até 21 de abril. 

Comissariada por Miguel von Hafe, "Criteria" colocará obras de artistas portugueses como Ana Jotta,Ângela Ferreira, Carlos Bunga, Filipa César, Francisco Tropa, Gil Heitor Cortesão, Helena Almeida, Jorge Molder, Miguel Palma, Pedro Cabrita Reis, Rui Toscano, Vasco Araújo, Von Calhau! em diálogo com trabalhos de artistas internacionais como Antoni Muntadas, Arnulf Rainer, Babi Badalov, Christian Boltanski, Danh Vo, Elmgreen&Dragset, Francesc Ruiz, Giuseppe Penone, Gwenneth Boelens, Ibon Aranberri, Jarbas Lopes, John Chamberlain, Lucia Koch, Marlena Kudlicka, Regina de Miguel, Ryan Gander, Thomas Ruff, Wolfgang Tillmans, Yinka Shonibare e Yorgos Sapountzis.

Criada e impulsionada pela IFEMA - Feira de Madrid desde 1987, a coleção Fundación ARCO reúne mais de 300 obras de arte adquiridas em diferentes edições da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCO. “Desde o seu nascimento, a coleção assume um caráter pedagógico, com o desejo de converter-se num exemplo para a constituição de uma coleção internacional de relevância num contexto no qual eram quase inexistentes as estruturas institucionais que pudessem assumir esse papel em Espanha”, afirma Miguel von Hafe, curador da exposição “Criteria”.

O convite da Câmara Municipal de Lisboa à Fundación ARCO para fazer a exposição "Criteria" visa estreitar os laços entre a ARCO e IFEMA e Portugal, bem como continuar a estimular o trabalho da Fundación ARCO na promoção do colecionismo e valorização da arte contemporânea, em particular do panorama artístico português.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade