close

"INTRÍNSECO" – EXPOSIÇÃO DE ALEXANDRE FARTO NA GALERIA VERA CORTÊS
01 Fevereiro 2018

Quatro anos após "Dissecção", o artista Alexandre Farto aka Vhils apresenta uma nova exposição individual em Lisboa, intitulada “Intrínseco”. A mostra inaugura a 2 de fevereiro na galeria Vera Cortês, onde permanecerá até 17 de março, e será apresentada como "uma reflexão na forma de uma instalação".

A complexidade da cidade moderna é o tema central da obra de Alexandre Farto (n. 1987). Em “Intrínseco”, o artista apresenta um conjunto de peças produzidas em placas de PVC flexível e transparente suspensas do teto, que formam uma representação interativa, permitindo ao público circular por entre os vários componentes cénicos que a constituem. Cada uma das peças é impressa com múltiplos motivos - rostos, padrões gráficos e geométricos, paisagens urbanas, ou elementos de sinalização - provenientes de vários pontos do mundo, criando um diálogo de semelhanças e contrastes que funciona por justaposição e sobreposição e que compõe uma narrativa que nos fala de encontros e desencontros entre especificidades locais e a crescente uniformização do mundo atual. 

“Intrínseco é uma reflexão sobre a nossa superfície. Aquilo que é opaco e aquilo que é transparente. O que nos permite ver e o que nos permite absorver ou ser absorvido. O constante fluxo de influências nos tempos que vivemos, em que nada daquilo que nos forma, nos faz ser. O vazio daquilo que nos constitui e nos forma. A reflexão de um mundo global que tanto nos dá e que no final nos torna transparentes e nos confunde. O acumular de camadas que nos tentam constituir acaba por desconstituir. Do coletivismo ao individualismo. Do visceral e a sua relatividade. Do que abdicamos em nome do nosso conforto”, afirma o artista. 

Galeria Vera Cortês
R. João Saraiva 16, 1º - Lisboa

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade

Subscrever Newsletter