close

NORMAN PARKINSON: SEMPRE NA MODA
09 Janeiro 2019

Pamela Minchin, Harper's Bazaar, julho 1939
© Norman Parkinson Archive / Courtesy Iconic Images

Até 20 de janeiro, o Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição retrospetiva “Norman Parkinson: Sempre na Moda”.

80 fotografias captadas ao longo cinco décadas mostram o percurso do célebre fotógrafo inglês Norman Parkinson, que revolucionou a fotografia de moda do século XX e imortalizou celebridades como os Beatles, Rolling Stones, Yves Saint Laurent, Twiggy, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Ava Gardner, Katharine Hepburn, a Rainha Isabel II, entre outras. A exposição integra ainda o documentário “Aka Norman Parkinson”, coproduzido pela BBC e pelo Norman Parkinson Archive.

Com um olhar inovador e singular, Norman Parkinson desenvolveu um estilo distinto, dinâmico e espontâneo, ao longo de 56 anos de carreira. O fotógrafo começou a ter reconhecimento desde o início do seu percurso, quando deslocou os modelos femininos do ambiente estático, sério e controlado dos estúdios fotográficos para locais da vida quotidiana e ambientes exóticos. Ganhou imediatamente a atenção da Harper's Bazaar, Vogue e Town & Country, que lhe garantiu reconhecimento internacional.

Ao longo de cinco décadas, muitas centenas de fotografias de Norman Parkinson foram publicadas nestas reconhecidas revistas de moda. Imagens únicas que materializaram a transformação da moda feminina do século XX, desde o período de pré-guerra dos anos 30 na Grã-Bretanha, a austeridade do vestuário na Segunda Guerra Mundial, o New Look parisiense dos anos 50 e o London Swinging nos anos 60, até ao glamour e brilho dos anos 70 e 80.

A exposição “Norman Parkinson: Sempre na Moda” dá a conhecer 80 dessas fotografias que, ao refletirem a transformação da moda feminina, ajudaram a redesenhar o modo como esta foi comunicada ao longo dos anos.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade