MODALISBOA ABRE CANDIDATURAS PARA O CONCURSO SANGUE NOVO

ModaLisboa, Sangue Novo

5 Junho '23

Sangue Novo é, na sua génese, uma plataforma de captação e comunicação de novos talentos da Moda de Autor. Mas os atuais desafios da indústria acrescentam uma dimensão e exigência sem precedentes ao concurso de Jovens Designers.

É imperativo formar, impulsionar e apoiar criadores com uma identidade conceptual distinta e relevante, destreza técnica e cultura visual com potencial para uma afirmação no mercado. Mas este território criativo fértil já não pode existir sem a presença transversal de critérios sustentáveis, seja na escolha de materiais, seja nos processos de confeção. A nova geração de talentos tem a oportunidade de ser a resposta à crise climática, e é desta geração que a Associação ModaLisboa está à procura.

As inscrições para a nova edição do Sangue Novo estão abertas até 19 de julho, e todas as informações e o REGULAMENTO COMPLETO estão disponíveis AQUI

O concurso seguirá a mesma estrutura das edições anteriores, mas conta agora com novos prémios, novo painel de juradosnovas parcerias têxteisCalvelex/Fabrics4FashionRDD Textiles e Riopele disponibilizarão aos concorrentes selecionados materiais para a produção das suas coleções.

Na primeira fase do Sangue Novo, o júri selecionará até dez projetos que melhor respondem aos critérios de criatividade, inovação, sustentabilidade, conceito, pesquisa, design, silhuetas, seleção de cores e materiais. O painel, composto por Miguel Flor (Presidente), Joana Jorge (Project Manager, Associação ModaLisboa), João Magalhães (Designer de Moda) e Adriano Batista (Diretor, Fucking Young!), acompanhará o processo de elaboração das coleções reveladas na edição de outubro da Lisboa Fashion Week.
No dia do desfile, outros nomes juntar-se-ão ao júri — entre eles, Ana Tavares (CEO, RDD Textiles) e um representante do IED – Istituto Europeo di Design — para eleger os cinco finalistas que apresentarão, depois de diversas sessões de mentoria, novas coleções em março de 2024. É neste desfile da Lisboa Fashion Week que se anunciarão os vencedores do Sangue Novo.

Os prémios finais do concurso foram desenhados para fortalecer a capacitação dos jovens Designers para o contexto atual do mercado, em três áreas determinantes: processos de produção inovadores e responsáveis, gestão de marca e comunicação. Afirmam-se enquanto ferramentas necessárias para a construção de projetos de futuro sólidos, diferenciadores e capazes de criar verdadeiro impacto positivo.


PRÉMIOS

OUTUBRO 2023
Cada um dos cinco Designers finalistas receberá:
– Prémio monetário de 1.000 euros para desenvolvimento da nova coleção;
– Mentoria e acompanhamento do júri;
– Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.


MARÇO 2024

Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design
– Master em Fashion Brand Management no IED Florença (duração de nove meses, com início em novembro de 2024), no valor de 24.000 euros;
– Bolsa de 4.000 euros;
– Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
– Estágio de três meses na RDD Textiles (alojamento incluído) com atividades relacionadas com design, seleção e desenvolvimento de materiais, modelação, 3D, confeção, entre outras. O objetivo será criar uma coleção para a RDD com materiais da Valérius 360 (centro de reciclagem da Valérius) e uma coleção em nome próprio para apresentar na Lisboa Fashion Week;
– Bolsa de 1.750 euros;
– Apresentação da coleção desenvolvida durante o estágio, na plataforma Workstation da Lisboa Fashion Week;
– Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Showpress
Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x RDD beneficiam também dos serviços de Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

 

RELACIONADAS