close

'PAULA REGO: ANOS 80'
14 Dezembro 2018

52 obras de grande formato criadas pela artista portuguesa Paula Rego na década de 1980 são apresentadas na exposição “Paula Rego: Anos 80”, patente até 26 de maio de 2019, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

A liberdade criativa de Paula Rego ganhou uma nova força nos anos 1980. Foi nesta década que a artista juntou humanos e animais no mesmo universo, para contar histórias pessoais e criar uma nova linguagem no seu trabalho. Paula Rego deixou definitivamente de introduzir colagens nas suas obras, numa atitude de libertação artística e de rutura que lhe deu um novo fôlego criativo.

“Paula Rego adota uma metodologia de total liberdade, rapidez e fluidez, que lhe garante a expressão emotiva do desenho e a sua continuidade num processo livre de autocensura”, explica Catarina Alfaro, curadora da exposição.

As obras expostas estão distribuídas por sete salas da Casa das Histórias, dando aos visitantes a oportunidade de apreciar, entre outras, as séries "Menina e Cão" e "Dentro e fora do Mar", as fábulas de La Fontaine ou uma homenagem ao pintor e escultor francês Jean Dubuffet, cuja obra contribuiu para o fim do impasse criativo de Paula Rego.

Até 24 de fevereiro de 2019, a Casa das Histórias Paula Rego apresenta também uma exposição de 34 obras selecionadas pela artista para a terceira edição do Prémio Paula Rego, de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). O trabalho vencedor será anunciado a 14 de fevereiro. O Prémio Paula Rego visa incentivar os alunos, expondo e premiando o seu talento para contar uma história através do desenho.

 

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade