close

R.I.P JOÃO BRANCO
18 Dezembro 2018

A Moda Portuguesa está de luto. O designer de moda João Branco, criador da marca Storytailors juntamente com Luís Sanchez, morreu nesta segunda-feira à noite, aos 40 anos.

"Inundados por um mar de dor e tristeza, informamos que faleceu a noite passada o nosso querido João Branco", lê-se numa mensagem publicada hoje na página de facebook da marca, acompanhada de versos da autoria de Fernando Pessoa:

“Temos todos duas vidas: A verdadeira, que é a que sonhamos na infância.
E que continuamos sonhando, adultos, num substrato de névoa;”

João Branco nasceu em Lisboa em 1978. Em 1996 ingressou no curso de Design de Moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde conheceu Luís Sanchez, com quem começou a trabalhar. 

“Era um aluno virtuoso e até obcecado, que se destacava... Desde muito cedo João Branco sentiu necessidade de contar histórias com cada coleção lançada. “Uma peça que esteve sempre muito presente, desde a escola até agora, foi o corpete. Esse trabalho começou logo na escola, ele era um designer experimental, que fazia muita investigação”, declara ao Observador Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa e professora de João Branco e de Luís Sanchez nos tempos de faculdade.

O primeiro desfile da dupla aconteceu no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, em março de 2001. Em 2003, João Branco e Luis Sanchez lançaram a marca Storytailors e em outubro de 2004 regressaram à ModaLisboa com uma coleção inspirada na Alice no País das Maravilhas e na Rainha Santa Isabel e o Milagre das Rosas.

Em 2006, abriram o seu atelier e loja na Calçada do Ferragial, em Lisboa.

Cada coleção de Storytailors conta uma história. "A partir das suas pesquisas e inspirações criam e contam histórias ao futuro de uma forma libertadora, assumindo-as em capítulos a cada coleção. A linguagem metafórica, implícita em cada peça de vestuário, é a sua forma de comunicar. O seu trabalho mistura História, contemporaneidade e Futuro em design intemporal. Cada peça Storytailors sobrevive à estação em que foi criada, e pode ser reproduzida em qualquer altura, por encomenda ou em edições especiais", lê-se no site da marca.

Além das coleções de moda, a marca Storytailors desenvolve figurinos para teatro e dança, nomeadamente para produções do Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal S. Luiz, Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e Teatro Nacional São João, no Porto. Cria também peças para bandas e artistas como os The Gift, Amália Hoje, Mísia e Yolanda Soares.

As nossas sentidas condolências aos familiares, colaboradores e amigos de João Branco pela sua enorme perda.

Enviar notícia para o e-mail:


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade