A marca portuguesa de lenços Antiflop, que esteve presente no Wonder Room da ModaLisboa em março, convidou a artista plástica Vanessa Teodoro, a.k.a The Super Van, para criar uma coleção de lenços em seda de edição limitada. A artista portuguesa já colaborou anteriormente com outras marca de moda, nomeadamente: Coach, Louis Vuitton e Lacoste.
Fundada por Teresa Bacalhau, a Antiflop tem como objetivo levar a arte ao quotidiano das pessoas de uma forma simples. O conceito da marca passa por reproduzir obras de artistas portugueses em lenços, écharpes e túnicas de seda, algodão e caxemira. Depois de um percurso marcado pelo trabalho pintores como Amadeo de Souza Cardoso e Nadir Afonso, a marca ganha um novo sopro de modernidade com a coleção de Vanessa Teodoro, inspirada pela street art.
Vanessa Teodoro estudou publicidade e design gráfico e tem vindo a afirmar, cada vez mais, o seu lugar na arte contemporânea do nosso país. A artista tem um grande interesse pelo universo da street art e já pintou diferentes murais em Lisboa, e também na China e em Inglaterra.
O seu estilo define-se pela combinação de padrões gráficos, elementos figurativos e fortes contrastes de tonalidades, que ganham forma com algum caos e humor.
Vanessa Teodoro começou a dedicar-se exclusivamente à ilustração há 8 anos e desde então tem trabalhado com várias marcas de renome internacionais.