SUSTENTABILIDADE
Com o propósito de mostrar as melhores práticas e as urgências que se verificam a nível ambiental e ético na indústria de Moda, a Associação ModaLisboa tem vindo a instituir valores e princípios de desenvolvimento sustentável em todas as fases e parâmetros de planeamento da Lisboa Fashion Week. Utilização de materiais e produtos renováveis, recicláveis e biodegradáveis; redução do plástico e de produtos sintéticos e químicos; investimento em smart design; reutilização e recuperação de mobiliário e produtos de edições anteriores para conseguir uma redução de desperdício e evitar sobreprodução são apenas algumas das práticas adotadas. A ModaLisboa procura também sensibilizar os parceiros, fornecedores, equipa e todos os intervenientes que fazem o evento acontecer para a adoção de boas práticas, no sentido de continuar a evoluir sustentavelmente.
Desde 2017, a ModaLisboa tem promovido diversos eventos em nome de uma indústria de moda mais justa, segura e transparente, como o Global Fashion Exchange Lisboa, realizado no âmbito da 48ª edição da Lisboa Fashion Week, que integrou várias atividades como workshops, eventos de networking, instalações artísticas e um Mercado Swap, onde o público teve a oportunidade de trocar peças de roupa, renovando o seu guarda-roupa sem custos, com uma atitude sustentável e evitando o desperdício de vestuário.
A sustentabilidade é também um tema recorrente nas Fast Talks. Em cada edição, a ModaLisboa convida vários profissionais e empresas de Moda – como o BCSD (Business Council for Sustainable Development), a Calvelex, a Inovafil, a Tintex, a Scoop e a Valerius, entre muitas outras – para falarem da sua missão e das atividades e inovações que têm estado a implementar para responder às urgências ambientais e éticas na nossa indústria. O público tem, assim, a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos e contactar com diversos intervenientes chave que estão a mudar o curso da Moda para melhor.
PARCERIA COM SUSTAINABLE BRAND PLATFORM
O compromisso da ModaLisboa para a construção de uma indústria de Moda ética, justa e humana não se limita às plataformas de pensamento apresentadas duas vezes por ano, mas abrange todo o seu planeamento, todas as suas decisões, e todas as suas parcerias. Com o objetivo de solidificar esse mesmo compromisso e alargar a sua área de ação, a ModaLisboa estabeleceu uma parceria com a IDEE Brand Platform e a sua Sustainable Brand Platform.
A Sustainable Brand Platform (SBP) é uma plataforma digital que permite a marcas emergentes e independentes avaliar a sua performance de sustentabilidade através de tecnologia blockchain. A SBP determina o compromisso e resultados de cada marca em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, examinando todas as fases da cadeia de valor a partir do seu algoritmo próprio, mas não só. Este projeto garante também a fase seguinte: comunicar estes designers independentes a consumidores e buyers, para além de criar uma rede de networking entre os criativos e fornecedores de matérias-primas éticas.
Awaytomars, Béhen, Constança Entrudo, Duarte e Kolovrat são os designers da ModaLisboa que inauguram esta parceria. Numa altura em que o sistema de Moda continua a sofrer as ondas de choque da pandemia, e em que o digital se reformula enquanto palco principal de todas as marcas, a ModaLisboa encara como imperativo reforçar a sua rede de parceiros. Pelos designers e por todos os profissionais que compõem o tecido de Moda, cultural e criativo, é necessário fortalecer a comunidade e abri-la ao mundo. Mesmo que à distância.
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