close

CAROLINA RAQUEL | SS 19
VENCEDORA DO PRÉMIO FASHIONCLASH
FINALISTA SANGUE NOVO


INDUVIAE

nome/latim

1.roupa para vestir

‘induviae’ explora a inexistência / existência de conexão emocional entre nós próprios e as nossas peças de roupa. Ao elevá-las a tema principal de debate, ‘induviae’ pondera novos significados ligados à roupa como objeto pessoal e, consequentemente, como um importante depósito de memória. 

Reconhecendo o sistema da indústria da moda como sendo caracterizado pela dicotomia lentidão / velocidade relacionada com a forma como todos nós consumimos um produto, ‘induviae’ foca-se nos conceitos de ‘wanted and unwanted garments’ relacionados com o nosso quotidiano (espaços privados e públicos), considerando contextos culturais distintos. 

A ideia anterior é aprofundada através da exploração de três conceitos-chave: o ‘deslocamento’, o ‘erro’ e a ‘memória’, funcionando como canais para, visualmente, escrutinar o tema principal da coleção.

PATROCÍNIOS:

     


Biografia


Carolina Raquel
teve o primeiro contacto com o mundo da arte aos 12 anos, quando a sua professora lhe mostrou trabalhos de Amadeu de Souza Cardoso e Almada Negreiros. Aos 14 anos, encontrou o trabalho de Yohji Yamamoto numa das suas pesquisas e então percebeu que algures neste planeta, algumas pessoas criam roupa dando prioridade a uma abordagem mais conceptual e menos focada em funcionalidade e vestibilidade. 

Em 2014, Carolina Raquel mudou-se para Londres para estudar Design de Moda no London College of Fashion, tendo terminado a sua licenciatura em 2018. Enquanto estudava trabalhou com diferentes designers e equipas criativas como Alexandra Moura, Christopher Kane, Roksanda e Simone Rocha.

‘induviae’, a sua coleção de final de curso, foi uma das selecionadas para ser apresentada no Press show anual da LCF, sendo posteriormente distinguida por diversas publicações de arte e design como a Dazed and Confused, Dezeen and Something Curated.

 

 

Contactos


E-mail: carolina.raquel@hotmail.com


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade