close

FEDERICO PROTTO | FW 18/19
MENÇÃO HONROSA MODALISBOA

NÃO CORPÓREO 

A principal inspiração da minha coleção é uma viagem à minha terra natal, Montevideo, no Uruguai, em janeiro de 2016. Este regresso fez-me questionar a ideia de origem e destino.

Olhar para a moda tradicional, histórica e etnológica do meu local de nascimento sugeriu-me trabalhar com a pele de vaca como material principal e com o Gaúcho - um arquétipo de uma personalidade sul-americana - de uma forma figurativa e também abstrata.

Temas e elementos espirituais são repetidos e omnipresentes em todo o meu trabalho. O objetivo é encontrar imagens, técnicas e situações para dar aos utilizadores a possibilidade de evocar esses valiosos estados espirituais em qualquer situação.

Eu vejo as minhas criações como artefatos energéticos, e as pessoas que as vestem como ‘gender fluid’ e xamãs utópicos dos tempos digitais.
 

PATROCÍNIOS:

      


Biografia


Federico Protto
nasceu em 1991, em Montevideo, no Uruguai. Hoje, vive e trabalha em Viena e Budapeste.

Federico Protto estudou na University of Applied Arts, em Viena, com os professores Bernhard Willhelm e Hussein Chalayan, tendo concluído a sua formação em 2017. Trabalhou para Michael Sontag em Berlim, Marques' Almeida em Londres, e Hildur Yeoman em Reykjavik.

O seu trabalho é uma constante ponte entre mitologia e cultura pop, a produção criativa é "teatral e elétrica ...". Federico Protto procura espíritos livres e uma elegância selvagem. Como colecionador xamânico, cria coleções xamânicas.

Em 2015, ganhou o prémio ‘Kunsthalle Wien Uniform’ e em 2017 o ‘Indie Magazine Award’. Em 2017, recebeu uma bolsa estatal fornecida pela Austrian Fashion Association.


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade