close

N'A PAS DE QUOI | FW 18/19

OPHELIA

Ophelia é uma coleção cápsula de womenswear inspirada numa das personagens femininas mais icónicas da História, uma das heroínas mais imortalizada em todas as áreas da criação.

Há algo de ad aeternum em Ophelia, não pondo de parte ideais feministas tão atuais e o cerne de quase tudo - o amor.

Seguindo a filosofia pré-rafaelita, a cápsula recupera esta personagem misteriosa - ruiva e envolta de flores numa certa aura mágica indecifrável - querendo enaltecê-la no seu poder. Tudo isto culmina numa imagem profunda e forte, cuja paleta cromática parte da famosa pintura, e onde silhuetas lânguidas se formam, onde camadas de tecidos e malhas se cruzam em ritmos, onde se dá, pelo movimento, sugestões das longas folhas do salgueiro, do cair na água, com as variadas aberturas, trespasses, proporções e acabamentos não-acabamentos… prolongando o mistério. 

Ophelia revitaliza-se assim, mais uma vez, não querendo afastá-la de Shakespeare, não querendo desfigurá-la de John Everett Millais ou Dante Gabriel Rossetti, aí já transfigurada em Elizabeth Siddal. 

Sempre e várias vezes uma musa, esta é a Ophelia contemporânea.

Música por Pedro Queiroz Martinho.

PATROCÍNIOS

      

  

 


Biografia


N’A PAS DE QUOI
é um projeto da dupla de finalistas da licenciatura em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa: Andreia Miranda Pires e Beatriz Querido.

A primeira conversa de ocasião entre ambas foi sobre a icónica pintura de Millais, “Ophelia” (1851-52), quando dois projetos de pesquisa se cruzaram nos Pré-Rafaelitas.

Mais tarde, os dois universos pessoais voltam a cruzar-se em redor do grupo Antwerp Six e é desde aí que se forma a dupla, entre a fronteira do Romantismo e do Avant-Garde.

N’A PAS DE QUOI quer apostar não só num complexo pensamento da construção das próprias peças, mas também na transmissão de uma imagem contemporânea com uma atitude marcante, cujo nome responde por si mesmo.

Contactos


E-mail: napasdequoi@gmail.com


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade