close

RITA SÁ | FW 18/19
VENCEDORA DO PRÉMIO FASHIONCLASH
MENÇÃO HONOROSA MODALISBOA

TELHADOS DE VIDRO

“Quem tem telhados de vidro não atira pedras aos dos vizinhos” é o mote da coleção “Telhados de Vidro”, que aborda o jogo das aparências e a necessidade de ostentação, bem como a consequente hipocrisia de quem tudo faz para aparentar ser alguém que não é e ter algo que não tem. Atacando o próximo por problemas que na verdade também têm, os indivíduos que compõem a coleção revelam acreditar que é melhor ser um falso alguém do que um verdadeiro ninguém.

A coleção funciona como uma gradação e acentuação do conceito desde o primeiro até ao último coordenado, apresentando um primeiro indivíduo que se mostra alheio a qualquer preocupação. É um indivíduo resolvido que não se esforça por esconder as suas fragilidades. O segundo indivíduo, por sua vez, mostra-se incomodado com o primeiro e reúne esforços para aparentar ser superior, mesmo que isso signifique tentar ser alguém que não é. Continuamente, cada indivíduo assume uma postura de superioridade em relação ao anterior, esforçando-se por esconder as suas fragilidades, recorrendo a jogos de aparência, manipulação e manhas, de modo a deixar expostas apenas as coisas positivas. Coisas essas que acabam por se revelar falsas e descartáveis em relação ao indivíduo que o antecede.

No entanto, à medida que a coleção vai progredindo começa a notar-se uma dificuldade por parte dos indivíduos em controlar todo o aparato que foram criando. Então, as silhuetas que até agora cresciam em sentido ascendente, caem repentinamente. Os novos volumes são agora sustentados por pequenos detalhes que ainda conseguem resistir, e as muitas fragilidades que - bem ou mal - eram até agora escondidas, ficam completamente expostas. O azul da coleção remete-nos para as sacas plásticas e contribui para a ideia de descartabilidade.
 

PATROCÍNIO: Tintex


Biografia


Rita S
á nasceu em Barcelos, em 1996. Em 2011, iniciou a sua formação na área das Artes Visuais na sua cidade natal e em 2014 ingressou no curso Design de Moda na ESAD, em Matosinhos, tendo terminado a sua licenciatura em junho de 2017.

Em julho do mesmo ano, conquistou o segundo lugar nos concursos: Jovens Criadores (inserido no projeto Portuguese Fashion News) e Jovens Criadores i9Jovem.

Em outubro de 2017, apresentou a coleção “Diz-Orientation” na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa, tendo recebido uma menção honrosa, que lhe deu a entrada direta no Sangue Novo de março de 2018. Nesta edição, Rita apresenta a coleção “Telhados de Vidro”.

Contactos


E-mail: 
ritasa96@hotmail.com 


Pedido de Imagens

Concordo com a Polí­tica de Privacidade

Subscrever Newsletter