Talks – ModaLisboa
205
portfolio-item-is-subversion-the-new-language-talk,modalisboa-child-ver-1.0.0,audrey-ver-1.7,,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-light-header,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

Is subversion the new language? #Talk

IS SUBVERSION THE NEW LANGUAGE?
#TALK

7cRMfDIkJBBalDstFtRo

ARTE
SUBVERSÃO
LINGUAGEM
VIRTUAL
FÍSICO
MATERIAL
CONTEMPORANEIDADE
EXPRESSÃO
REPRESENTAÇÃO

Like

Tiago Manaia

Tiago Manaia estudou no Conservatoire National Supérieur D'Art Dramatique, tendo trabalhado como ator em cinema, com Christophe Honoré. De regresso a Lisboa, trabalhou em peças de teatro dirigidas por Luís Miguel Cintra, no Teatro da Cornucópia. Em 2008, começou a escrever textos sobre música, sociedade, arte e Moda para uma fanzine publicada pela discoteca Lux Frágil. Torna-se, em seguida, colaborador de publicações como o jornal Público, Revista L+Arte, Obscena e Vogue Portugal. Nos últimos anos os seus textos foram publicados pela revista Máxima, onde entrevistou escritoras como Leïla Slimani, Vanessa Springora ou Dulce Maria Cardoso, abordando temas como o movimento #MeToo ou a igualdade de género. Em França colabora ainda com a revista Atlhetica Mag.

Like

Damara Inglês

Damara licenciou-se em Fashion Media Practice and Criticism no London College of Fashion University of Arts, em 2019. Ganhou o prémio Kering Award 2019 e estagiou durante três meses com a equipa de social media da Gucci, em Milão. Também viu o seu projeto de licenciatura, “Plethora, AR Garments", exposto na Somerset House, como parte do Digital Edged 2019. Recentemente, colaborou com a designer de realidade virtual SUTU num desfile imersivo e inédito, "Fabric of Reality", produzido em colaboração com a Fashion Innovation Agency, Kaleidoscope e Verizon Media. Atualmente utiliza a prática de Extended-Reality e Immersive Fashion para desafiar a inovação nas áreas de novos media e comunicação, sustentabilidade e design.

Like

Isa Toledo

Nascida em São Paulo, Brasil, Isa Toledo é uma artista que reside e trabalha em Lisboa. A maior parte do seu trabalho de vídeo tem sido partilhado online e a sua primeira exposição a solo foi exibida na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa, em 2020. Em 2015, cofundou o ButchCamp com o designer gráfico Rosen Eveleigh, um projeto de investigação centrado na estética camp contemporânea.

...

Ver Mais

Art meets knitwear #Workshop

ART MEETS KNITWEAR
#WORKSHOP
CONSTANÇA ENTRUDO X TRIMALHAS

ARTE
KNITWEAR
SEGUNDA PELE
CONFORTO
IDENTIDADE
FIO
TEXTURAS
INOVAÇÃO

Like

Constança Entrudo

Constança Entrudo licenciou-se em Textile Design pela Central Saint Martins, em 2017, e trabalhou como designer para as marcas Balmain, Peter Pilotto e Marques’ Almeida. Apresentou a sua primeira coleção, SS19, na ModaLisboa e rapidamente foi reconhecida pelos seus tecidos de trama desconstruída com linhas recicladas. Juntando os padrões gráficos ousados aos seus tecidos feitos à mão, Constança Entrudo despertou interesse de importantes nomes da moda internacional, como Suzy Menkes. Todas as suas peças são criadas a partir da ideia de que a roupa deve partir de uma base têxtil bidimensional, que posteriormente é moldada à figura 3D do corpo humano.

Like

Carlos Cardoso | Trimalhas

Designer Gráfico e Designer têxtil e moda, baseado em Guimarães. Apesar de se ter licenciado em design gráfico, Carlos Cardoso faz parte do departamento de Design da Trimalhas, onde desenvolve as coleções. Em todas elas, a Trimalhas acrescenta mais-valias, seja pelo fio ou pelas novas texturas, sempre com foco na inovação.

...

Ver Mais

Is there design without sustainability? #Workshop

IS THERE DESIGN WITHOUT SUSTAINABILITY?
#WORKSHOP
ANA DUARTE X C.L.A.S.S

SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO
APRENDIZAGEM
MODA
CONSUMIDOR
INOVAÇÃO
GERAÇÃO Z
RESPONSABILIDADE
MARCA
DESIGN

Like

Ana Duarte

Ana Duarte licenciou-se em Design de Moda pela FA-ULisboa e completou, com distinção, o mestrado em Menswear Design and Technology na London College of Fashion, em janeiro de 2015. Em março do mesmo ano, apresentou a primeira coleção DUARTE no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. Em outubro de 2016, voltou ao Sangue Novo e recebeu uma Menção Honrosa, passando, desde então, a apresentar sazonalmente as suas coleções na plataforma LAB da ModaLisboa. Em novembro de 2018 foi convidada a apresentar a sua coleção SS19 na Riga Fashion Week, onde também integrou o showroom United Fashion. DUARTE é uma marca portuguesa que pretende redefinir o conceito de Streetwear Sustentável.

Like

Giusy Bettoni | C.L.A.S.S.

Especializada na cadeia de valor têxtil, Giusy possui conhecimento técnico superior no mercado de matérias-primas, bem como em marketing e comunicação. Em 2007, criou a C.L.A.S.S (Creativity Lifestyle and Sustainable Synergy), cuja missão consiste na mudança de perceção de Moda “sustentável”, e na criação de um fórum internacional para têxteis, Moda, lifestyle e design para casa. A empresa tornou-se, desta forma, um recurso global para inovação, educação, marketing e comunicação de materiais responsáveis. Giusy e a sua equipa introduziram uma nova forma de design thinking que representa uma mudança na cultura institucionalizada, de forma a capacitar as empresas a serem mais competitivas e socialmente responsáveis. Giusy utiliza uma abordagem sinergética com designers, marcas e organizações internacionais com o objetivo de fornecer uma visão de marca que inclua tecidos e inovações tecnológicas.

...

Ver Mais

What are we designing for? #Designertalk

WHAT ARE WE DESIGNING FOR?
#DESIGNERTALK

Mfp26QEriAMbzfeoZQzC

AÇÃO
STATUS-QUO
CONTEMPORANEIDADE
MISSÃO
CONTRIBUTO
PRESENTE
FUTURE
VISÃO
DESIGN
CRIATIVIDADE

Like

Joana Duarte | Béhen

Um mestrado em Londres e uma longa viagem pela Índia fizeram crescer um novelo de ideias na mente de Joana Duarte. A designer de moda perdeu-se então por terras distantes de sonhos, emaranhando-se lentamente num caso amoroso com histórias por contar. Canções dos mais diversos cantos do mundo, tecidos que atravessam o globo, cristais, saris, naperons e bordados. Destes tesouros que encontra no baú da sua avó ou em feiras e lojas de antiguidades, Joana cria moda para os dias que correm. Mas não o faz sozinha: a BÉHEN colabora com pequenas comunidades de artesãs portuguesas e estrangeiras. Fia-se assim o romance entre a marca e a moda que privilegia o tempo, a perícia, a beleza e a durabilidade. E daí brotam as sementes para um mundo mais rico, ético e sustentável.

Like

Luís Buchinho

Luís Buchinho formou-se em design de moda no CITEX, atual MODATEX, no Porto, em 1989. Após o curso, estagiou na JOTEX, iniciando a sua colaboração com a empresa, que se manteve ao longo de vinte anos. A marca Luís Buchinho tem sido presença assídua nas edições da ModaLisboa desde 1991, no Portugal Fashion desde 1996 e na semana de Moda de Paris desde 2009. Em 2007, abriu a primeira loja na Rua José Falcão 122, Porto, e a segunda em 2012 na rua Esplanada do Castelo. Atualmente a loja própria localiza-se na Rua de Sá da Bandeira nº 812, também no Porto.

Like

Nuno Gama

Nuno Gama formou-se em Design de Moda pelo CITEX, atual MODATEX, no Porto. Iniciou muito cedo a sua colaboração com a indústria têxtil e começou a vender as suas coleções em lojas selecionadas de Lisboa e Porto. Em 1993, lançou a sua marca homónima e iniciou as apresentações sazonais na ModaLisboa - Lisboa Fashion Week. Em 2008, inaugurou a sua Loja & Atelier, no Porto. Em fevereiro de 2012, transferiu a sua empresa para Lisboa. A par do desenvolvimento das suas coleções, Nuno Gama colabora frequentemente na criação de guarda-roupas para espetáculos de dança e teatro e desenvolve uniformes para diversas entidades.

Like

Vanda Jorge

MODERADORA. Vanda Jorge é apaixonada por marcas, futuro e tendências. Estudou Cool Hunting na Central Saint Martins, em Londres, e hoje assume-se como uma Cool Hunter e KOL em marcas e tendências, temas que trouxe para a agenda em Portugal e que analisou nos últimos três anos na seção Ecoolhunter, no ECO, em várias talks, conferências e no lançamento da Revista PONG PING, O Futuro, Primeiro, publicação dedicada ao cool hunting, tendências, criatividade, indústrias e sociedade. Pelo caminho, fundou a Cool Hunting Society. Com um Executive Master em Gestão de Luxo, tem acompanhado a sua paixão por Moda e o futuro do setor. Tirou o curso Digital Fashion 101, da Parsons School of Design, sobre a digitalização da indústria de Moda e a transformação digital da sociedade. É atualmente Coordenadora Editorial da Media Capital.

...

Ver Mais

Is Fashion Still Human? #Booklaunch

IS FASHION STILL HUMAN?
#BOOKLAUNCH
'ANTROPOLOGIA DA MODA', FILOMENA SILVANO

ANTROPOLOGIA
SOCIEDADE
MODA
VESTIR
CONSUMO
VESTUÁRIO
DESIGN
CORPO
COMUNICAÇÃO
TEORIA

Like

Filomena Silvano

Filomena Silvano é Antropóloga, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH). No seu trabalho relaciona as questões das identidades coletivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, da cultura material e da cultura expressiva. Integrou várias equipas de investigação e colaborou com os cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. É autora dos livros Territórios da Identidade, Antropologia do Espaço, De Casa em Casa: sobre um encontro entre etnografia e cinema e Antropologia da Moda.

...

Ver Mais

And Now What? #FastTalk

AND NOW WHAT?
#FASTTALK

ZhuM2DVfFgohbyQlSBJV

ATIVISMO
POLÍTICA
MUDANÇA
AMBIENTE
SOCIEDADE
IGUALDADE
RESPONSABILIDADE
EDUCAÇÃO
SUSTENTABILIDADE
INFORMAÇÃO

Like

Javier Goyeneche | ECOALF

Javier formou-se em Administração de Empresas pela European Business School e continuou com uma pós-graduação em Estratégias de Marketing Internacional na Northwestern University em Chicago. Em 1995, fundou a Fun & Basics, marca especializada em malas e acessórios de moda contemporânea. Embarcou na missão de criar um conceito totalmente novo que combinasse a sua sensibilidade de design e compreensão do consumidor de moda com o que há de mais avançado em materiais reciclados. Em 2013 lançou a ECOALF, empresa que tem crescido continuamente e agora produz uma coleção completa de peças sustentáveis com inúmeros pontos de venda no mundo inteiro. Fundou também a Fundação ECOALF, responsável pelo projeto Upcycling the Oceans, e que tem feito uma enorme contribuição para a limpeza dos oceanos e reciclagem de resíduos.

Like

Mónica Ferro | UNFPA

Diretora da Representação do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra desde abril de 2017, Mónica Ferro dedicou os últimos 20 anos à promoção da igualdade, do desenvolvimento e dos direitos humanos. Tem diversos anos de carreira política e como comentadora televisiva para política internacional e é colunista de vários jornais e revistas. É ainda investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, autora de mais de uma centena de artigos e capítulos de livros sobre as Nações Unidas, Cooperação para o Desenvolvimento, Direitos Humanos, Reforma do Setor de Segurança e Igualdade de Género.

Like

Orsola de Castro | Fashion Revolution

Orsola de Castro é uma líder de opinião internacionalmente reconhecida na área da Moda sustentável. A sua carreira começou como Designer, com a pioneira marca de upcycling, From Somewhere, que desenvolveu entre 1997 e 2014. Em 2006, cofundou a iniciativa Estethica do British Fashion Council, na London Fashion Week, da qual foi curadora até 2014. Em 2013, com Carry Somers, fundou a Fashion Revolution, campanha global com participação em mais de 90 países por todo o mundo. Orsola é oradora e mentora regular, professora associada da UAL, bem como bolseira visitante da Central Saint Martins. O seu primeiro livro, "Loved Clothes Last", foi publicado pela Penguin Life, Corbaccio Editore, em Itália e pela Edition Marabou, em França.

Like

Patrícia Barnabé

MODERADORA. Patrícia Barnabé estudou Comunicação Social no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e especializou-se em Moda, lifestyle, artes e viagens. Passou pela rádio, mas apaixonou-se pela escrita. Começou a assinar em diferentes revistas e jornais no final dos anos 90, como a Máxima, o Jornal de Letras, a Agenda Cultural, as extintas revistas V e Viver com Saúde, entre outros. Integrou a equipa fundadora da Vogue Portugal e chefiou a sua redação durante 15 anos. Nos últimos três descobriu talentos e culturas mundo fora para a revista UP da Tap Air Portugal. Hoje é freelancer e colabora regularmente com a Máxima e a Must do Jornal de Negócios, na sua versão online, na revista E do Jornal Expresso, na Portuguese Soul da APICCAPS, e escreve conteúdos para livros, marcas, projetos e empresas nas suas áreas de eleição.

...

Ver Mais