São já algumas as edições assinaladas pela parceria entre a ModaLisboa e a CALVELEX que, estação após estação, tem vestido o staff que orienta os eventos decorridos no âmbito da Lisboa Fashion Week, abraçando o desafio e responsabilidade de fazer com que cada elemento da equipa se sinta no seu melhor.
Com mais de 35 anos de atividade, a CALVELEX mantém a tradição familiar com a dinâmica intrínseca à Moda e aos seus mercados. Durante as últimas décadas o mundo mudou de forma assinalável, a moda popularizou-se e passou a fazer parte da rotina de cada um. O consumo em massa surge assim no seguimento da democratização da moda e, durante anos, o seu significante impacto constituiu uma sociedade mais equilibrada. O investimento tecnológico da indústria foi significativo e posicionou Portugal no mapa das principais cadeias de abastecimento. Por esta altura, as raízes já profundas no tailoring da Calvelex, adaptavam-se a novos produtos e novas tecnologias, sem se perder o savoir-faire que sempre diferenciou a excelência do seu produto.
Décadas depois, consciencializamo-nos das consequências deste ritmo (demasiado) acelerado que tem pautado a Moda e reeducamo-nos enquanto consumidores. Ciente do impacto da roupa no Planeta, a Calvelex apostou, desde a sua fundação, em minimizar as repercussões deste negócio, melhorando as suas práticas e sustentando a máxima de “comprar menos comprando melhor”.
As colaborações com a ModaLisboa têm sido exemplo disso mesmo. Os uniformes são produzidos com recurso a materiais já existentes catalogados na designada “maior tecidoteca do mundo”, Fabrics 4 Fashion.
Este projeto, agora materializado numa loja online, começou há quase duas décadas quando “economia circular” era um termo lato, sendo hoje reconhecidamente a sua matriz. Com o Fabrics 4 Fashion, a Calvelex reúne milhares de referências de tecidos apoiando designers de todo o mundo no desenvolvimento das suas coleções. Além de pesquisa, algumas referências estão disponíveis para aquisição sem imposição de mínimos que muitas vezes absorvem o budget na criação do projeto.
No compromisso com um futuro otimista, a Calvelex continuará a contribuir para a aproximação da industria ao consumidor, trabalho que tem igualmente vindo a ser desenvolvido no âmbito da Lisboa Fashion Week, acreditando que só desta forma será possível tornar a Moda mais transparente e desmistificando o impacto ambiental que pequenas ações que todos, desde o criador, passando pelo produtor até ao comprador final, podemos ter para um Planeta (e um armário) mais saudável.