Is subversion the new language? #Talk
IS SUBVERSION THE NEW LANGUAGE?
#TALK
ARTE
SUBVERSÃO
LINGUAGEM
VIRTUAL
FÍSICO
MATERIAL
CONTEMPORANEIDADE
EXPRESSÃO
REPRESENTAÇÃO
Tiago Manaia estudou no Conservatoire National Supérieur D'Art Dramatique, tendo trabalhado como ator em cinema, com Christophe Honoré. De regresso a Lisboa, trabalhou em peças de teatro dirigidas por Luís Miguel Cintra, no Teatro da Cornucópia. Em 2008, começou a escrever textos sobre música, sociedade, arte e Moda para uma fanzine publicada pela discoteca Lux Frágil. Torna-se, em seguida, colaborador de publicações como o jornal Público, Revista L+Arte, Obscena e Vogue Portugal. Nos últimos anos os seus textos foram publicados pela revista Máxima, onde entrevistou escritoras como Leïla Slimani, Vanessa Springora ou Dulce Maria Cardoso, abordando temas como o movimento #MeToo ou a igualdade de género. Em França colabora ainda com a revista Atlhetica Mag.
Damara licenciou-se em Fashion Media Practice and Criticism no London College of Fashion University of Arts, em 2019. Ganhou o prémio Kering Award 2019 e estagiou durante três meses com a equipa de social media da Gucci, em Milão. Também viu o seu projeto de licenciatura, “Plethora, AR Garments", exposto na Somerset House, como parte do Digital Edged 2019. Recentemente, colaborou com a designer de realidade virtual SUTU num desfile imersivo e inédito, "Fabric of Reality", produzido em colaboração com a Fashion Innovation Agency, Kaleidoscope e Verizon Media. Atualmente utiliza a prática de Extended-Reality e Immersive Fashion para desafiar a inovação nas áreas de novos media e comunicação, sustentabilidade e design.
Nascida em São Paulo, Brasil, Isa Toledo é uma artista que reside e trabalha em Lisboa. A maior parte do seu trabalho de vídeo tem sido partilhado online e a sua primeira exposição a solo foi exibida na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa, em 2020. Em 2015, cofundou o ButchCamp com o designer gráfico Rosen Eveleigh, um projeto de investigação centrado na estética camp contemporânea.