2021 traz um marco que nos seria natural celebrar: 30 anos de ModaLisboa. Nestas alturas de aniversário, são normais as retrospetivas, os pontos de situação, as promessas de projetos futuros. Mas isso não nos chega. Nunca fomos de saudosismos. É verdade que a Moda olha para trás, mas é no futuro que encontra o seu oxigénio — sempre foi, sempre viveu em frente. Pareceu-nos um passo lógico mergulhar no nosso arquivo de três décadas à procura de pistas, de todas as vezes que provocámos mudança, que fizemos o público tremer, que fomos demasiado novos. Só que destas horas infindáveis de pesquisa, em vez de voltarmos apenas munidos de recordações, saímos com uma pergunta:
e agora?
e agora?
e agora?
Um eco que questiona tudo — a ModaLisboa, a Moda, o presente, o futuro. Não é uma crise de identidade, não é como se nos esquecêssemos da nossa missão ou como se não soubéssemos como erguer a próxima Lisboa Fashion Week. Sabemos. Mas tudo mudou. E nada mudou. E agora? Esta pergunta, profunda, retórica, omnipresente, deixa pouco espaço para respostas. Deixa todo o espaço para a liberdade.
De 7 a 10 de outubro de 2021, a ModaLisboa AND NOW WHAT?, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, ocupa a Estufa Fria e o Capitólio para a sua 57ª edição. Sem imposição de estação, apresentamos as coleções dos Designers de Moda nacionais em quatro dias que se completam com conversas e workshops.
Estes 30 anos — acentuados pela dureza extrema dos últimos dois — deram-nos a maturidade de perceber que não temos de ter sempre respostas. Que não temos de nos agarrar a chavões e promessas de um futuro brilhante. Que o pensamento de Moda é permeável, mesmo na procura de soluções para uma realidade que ainda luta com a sustentabilidade, a inclusão, a velocidade e o respeito. AND NOW WHAT? está em tudo o que fazemos porque nunca nos daremos por satisfeitos.
MODALISBOA: AND NOW WHAT?