#CHANGEMAKERS: ÁGUA MONCHIQUE
Henrique Prucha, Diretor Comercial e de Marketing da Água Monchique, fala com a ModaLisboa sobre Missão, Criatividade e Humanidade.
As marcas patrocinadoras da MODALISBOA METAPHYSICAL são, na sua essência, poderosos motores de mudança. #CHANGEMAKERS são breves entrevistas que dão voz a quem trabalha diariamente para a construção de um futuro sólido, transparente, inclusivo e sustentável.
A Água Monchique é quem garante a toda a equipa que os níveis de hidratação — e de pH — estão nos valores certos. Mas não só: na MODALISBOA METAPHYSICAL, voltam a brindar a nossa Área Social com um bar de cocktails — sim, cocktails de água.
Esta é a primeira Lisboa Fashion Week de 2022 e, juntos, queremos começar o ano em mudança. Quais são os valores basilares que vos guiam hoje?
Na Água Monchique pautamos a nossa atuação pela missão de contribuir para a construção de um futuro melhor para todos. Queremos efetivamente fazer a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta e, como tal, a nossa atuação pauta-se por uma forte consciência ambiental (minimizando a pegada ambiental), focada na responsabilidade humana e social (gerando oportunidades e mudanças significativas na vida das pessoas e dos colaboradores, promovendo seu desenvolvimento pessoal e profissional), e no bem-estar e na saúde dos nossos consumidores. A transparência e a confiança, a equidade e a diversidade são valores dos quais não abdicamos na nossa atuação e que acreditamos que contribuem para a construção de um mundo melhor.
A criatividade está na raiz de tudo o que fazemos. O que é que falta criar?
A criatividade e a inovação estão na base da nossa atuação diária na Água Monchique. Todos os dias criamos novas formas de estarmos presentes no mercado e de comunicarmos com os nossos Monchique Lovers. A única coisa que se mantém inalterada é a qualidade da nossa Água Monchique.
Caminhamos numa direção em que o consumidor se move menos pelo produto e mais pelo propósito. Que passos estão a dar nessa direção?
Felizmente temos a sorte de ter um produto com características únicas. Associada à unicidade da nossa Água temos também uma forma muito própria de atuar e de estar no mercado, sempre pautada pela transparência, pelo respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas, e por valores éticos. Acreditamos em relações de confiança e de proximidade, respeitamos os compromissos assumidos com os colaboradores, comunidade e meio ambiente e é este caráter que transforma a Água Monchique na referência que orgulhosamente somos hoje. As marcas e as empresas são cada vez mais valorizadas pela capacidade de se colocarem ao lado das pessoas (colaboradores, fornecedores, comunidades e clientes) na construção de respostas práticas para os cenários de incerteza e vulnerabilidade, como foi a pandemia de COVID-19. Nesse contexto, elementos antes não tão valorizados, como comportamento ético, propósito, geração de valor para as partes interessadas, cooperação, ativismo de causas, passaram a ser amplamente valorizados pelos consumidores.
O que é que continua a inspirar-vos, todos os dias?
A Paixão pela nossa Água e pelos nossos Monchique Lovers e a forma como “podemos” influenciar o mundo.
Qual acreditam ser o papel das marcas na construção de um futuro mais humano, transparente, ético e inclusivo?
As marcas têm o imenso poder de influenciar e de contribuir para a mudança de mentalidades e, como tal, desempenham um papel importantíssimo na construção de um futuro mais humano, transparente, ético e inclusivo, quer com a sua atuação enquanto entidade inserida numa determinada comunidade, quer na forma como se relacionam e interagem com os seus diversos stakeholders. O exemplo é fundamental, tal como os princípios que norteiam a sua atividade e os valores que transmitem. As marcas são um forte motor de mudanças positivas.
A construção de comunidade é um dos maiores poderes — e responsabilidades — de uma marca. Como descreveriam a vossa comunidade?
Os nossos Monchique Lovers são únicos. São apaixonados, fiéis, próximos, atentos, críticos, preocupados com o mundo que os rodeia, interventivos, ativos e partilham dos mesmos valores da Água Monchique e da nossa forma de ser e de estar no mercado.
E já que a Lisboa Fashion Week faz parte dessa mesma comunidade: se só tivessem três palavras para descrever a vossa relação com a ModaLisboa, quais seriam?
Confiança. Proximidade. Respeito.