#Changemakers | Clarins – ModaLisboa
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#Changemakers | Clarins

#CHANGEMAKERS: CLARINS

Cristina Saiago, Diretora Geral da Clarins Portugal, fala com a ModaLisboa sobre Beleza, Sustentabilidade e Valores.

As marcas patrocinadoras da MODALISBOA METAPHYSICAL são, na sua essência, poderosos motores de mudança. #CHANGEMAKERS são breves entrevistas que dão voz a quem trabalha diariamente para a construção de um futuro sólido, transparente, inclusivo e sustentável.

A Clarins é a responsável por todos os produtos de maquilhagem da MODALISBOA METAPHYSICAL, e Cristina Saiago será também oradora numa das TALKS da 58ª Lisboa Fashion Week.

Esta é a primeira Lisboa Fashion Week de 2022 e, juntos, queremos começar o ano em mudança. Quais são os valores basilares que vos guiam hoje?
Os valores que nos guiam hoje são os valores que estiveram na base da criação da empresa, em 1954, pelo nosso fundador, Jacques Courtin-Clarins: tornar a vida mais bela. Como?
– As Plantas: O uso de ingredientes naturais sempre esteve na base da filosofia da marca. Desde 1954 que as plantas inspiram a nossa investigação e sustentam a eficácia de todos os nossos produtos.
– Cuidar e Escutar: No seu Instituto, Jacques Courtin-Clarins vivia os seus produtos no quotidiano, melhorando as suas fórmulas de acordo com as observações das suas clientes. Sem este diálogo permanente com as mulheres, sem esta proximidade, esta sinceridade e este compromisso, Clarins não seria Clarins.
– A Inovação: Inovações pioneiras, fórmulas constantemente reinventadas, best-sellers que perduram no tempo, Clarins faz da audácia criativa a sua “marca registada”. Com a bio-inspiração como uma abordagem transversal, a Clarins inspira-se na inteligência da natureza para inovar de forma sustentável.

A criatividade está na raiz de tudo o que fazemos. O que é que falta criar?
Para a Clarins, o mundo vegetal é uma fonte inesgotável de inspiração e inovação.
Criar o que a beleza necessita e aperfeiçoar constantemente o que já existe… Foi graças a este lema que a Clarins conseguiu criar tantos produtos-estrela que revolucionaram a história da cosmética.
Os nossos Laboratórios estão em constante inovação a fim de garantir a extraordinária eficácia que caracteriza os nossos produtos. Para além disso, o nosso conceito de fórmulas abertas permite que o desenvolvimento permanente possa ser incorporado em produtos existentes, atualizando a sua eficácia numa melhoria constante, tirando partido da descoberta de novas plantas e/ou novas tecnologias.

Caminhamos numa direção em que o consumidor se move menos pelo produto e mais pelo propósito. Que passos estão a dar nessa direção?
Todos os dias, a Clarins põe em prática o que defende e acredita — as crianças são o futuro e o planeta a sua casa — através do financiamento e implementação de diversas ações de apoio a quem mais necessita. Nesse sentido, a empresa põe em prática várias ações a nível internacional e local, de modo a contribuir para um planeta sustentável, e assegurar o bom desenvolvimento da nova geração de futuro.

O nosso compromisso para com as crianças através da Associação FEED: desde 2011 ajudamos a combater a fome no mundo através do fornecimento de refeições a crianças permitindo lhes uma melhor nutrição e uma escolaridade normal.

A nível local, temos o compromisso com a Associação Novo Futuro que desde há 10 anos, ajuda a acolher e educar 80 crianças carenciadas e desprovidas de oportunidades.

O nosso compromisso para com a Saúde através da Fundação da Artrite que a Clarins apoia há mais de 25 anos na pesquisa sobre doenças das articulações. Por cada Huile “Tonic”* vendido, a Clarins contribui para o financiamento de um programa de investigação sobre as doenças reumáticas.

O nosso compromisso para com a Biodiversidade: desde 2011 já preservámos mais de 550,000 árvores através da “Seeds of Beauty” que apoia programas de reflorestação em todo o mundo.

Há mais de 10 anos que a Clarins apoia a associação “Jardins du Monde”, em Madagáscar, que através do uso de plantas medicinais, ajuda as populações locais que não tem acesso à medicina convencional.

O Comércio justo: Para uma agricultura justa e responsável que não só protege a natureza como também os homens, a Clarins apoia mais de 20 cadeias de abastecimento de comércio justo no mundo.

Mais recentemente, um antigo sonho do fundador foi tornado realidade em 2019, quando a Clarins comprou 80,000 hectares de terreno nos Alpes franceses para criar um laboratório a céu aberto: fazer crescer plantas num ambiente completamente natural, sem qualquer tipo de maquinaria, e estudá-las para as integrar nas fórmulas dos produtos.

Com a entrada de Virginie Courtin-Clarins, neta do fundador, como Deputy CEO & Head of CSR, houve uma aceleração dos compromissos e práticas éticas da companhia, que inclui a obtenção de certificação B-Corp em 2025, continuando o legado do seu avô que fundou a empresa em 1954, no respeito pelas pessoas e pelo planeta.

O que é que continua a inspirar-vos, todos os dias?
As mulheres. Oferecer às mulheres as melhores soluções para as suas necessidades, inspiradas no melhor que a natureza tem para oferecer, e inovando duma forma sustentável.
“Eu criei a Clarins por amor e respeito à beleza das mulheres”, Jacques Courtin-Clarins

Qual acham ser o papel das marcas na construção de um futuro mais humano, transparente, ético e inclusivo?
O conceito de “Beleza responsável” é a visão pela qual nos orientamos e atuamos.
A responsabilidade pelo ambiente é uma missão prioritária. Cuidar do planeta para que possamos preservá-lo para gerações futuras sempre foi uma das preocupações da empresa. Não só usamos ingredientes naturais nas nossas fórmulas como reduzimos o uso de químicos nas mesmas.
A constante diminuição do uso de plástico nas embalagens e desenvolvimento de campanhas de sensibilização para a importância da reciclagem estão sempre na ordem do dia, sendo que 70% das nossas embalagens são recicladas e 100% das mesmas são recicláveis.
A responsabilidade social: Cuidar do outro. A saúde e o bem-estar de todos, a educação e o apoio às crianças, bem como a preservação da biodiversidade, são os três domínios privilegiados das iniciativas sustentáveis da Clarins.
Juntos, respeitemos a natureza. Cuidemos uns dos outros.

A construção de comunidade é um dos maiores poderes — e responsabilidades — de uma marca. Como descreveriam a vossa comunidade?
Cuidar da comunidade para tornar o mundo mais belo e feliz.

Em Portugal, apoiamos a Associação Novo Futuro, uma IPSS, permitindo assim que crianças e jovens privados do seu meio familiar seguro tenham um lar, carinho e educação, preservando sempre que possível que os irmãos se mantenham juntos. Desde 2011 que a Clarins organiza uma Acão de Natal para recolher apoios.

Todos os anos, o nosso staff participa na plantação de árvores e na ajuda da limpeza das praias da nossa Costa fomentando o carinho pelo planeta e o espírito de equipa, que tanto cultivamos na nossa cultura empresarial.

A nossa mais recente parceria com a GRACE, uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa.

E, por fim, o “Clarins Reciclar em Beleza”, que fomenta a reciclagem através de colunas de reciclagem nas nossas lojas e instalações para que a nossa comunidade de clientes e funcionários possa colaborar para a sustentabilidade do planeta.

E já que a Lisboa Fashion Week faz parte dessa mesma comunidade: se só tivessem três palavras para descrever a vossa relação com a ModaLisboa, quais seriam?
PARCERIA. Só sabemos trabalhar em parceria: com nossos clientes, fornecedores e a nossa comunidade.
FUTURO. Acreditamos na consistência e durabilidade das nossas iniciativas.
CRIAÇÃO. Vocês criam Moda, nós criamos Produtos, mas juntos criamos Beleza.

Date

Março 10, 2022

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