#Changemakers | Klarna – ModaLisboa
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#Changemakers | Klarna

#CHANGEMAKERS: KLARNA

Alexandre Fernandes, Head of Business Development da Klarna Portugal, fala com a ModaLisboa sobre Comunidade, Inovação e Empatia.

As marcas patrocinadoras da MODALISBOA METAPHYSICAL são, na sua essência, poderosos motores de mudança. #CHANGEMAKERS são breves entrevistas que dão voz a quem trabalha diariamente para a construção de um futuro sólido, transparente, inclusivo e sustentável.

Nesta edição, Klarna junta-se à Lisboa Fashion Week para nos contar a sua história e revolucionar a forma como consumimos — mas especialmente mostrar-nos como a tecnologia deve ser criada a pensar nas pessoas.

Esta é a primeira Lisboa Fashion Week de 2022 e, juntos, queremos começar o ano em mudança. Quais são os valores basilares que vos guiam hoje?
A Klarna vive segundo os valores e princípios da sua liderança, acreditando que todos são líderes. Não é apenas uma frase bonita, mas algo em que acreditamos verdadeiramente. Temos oito princípios de liderança que norteiam as nossas ações e o nosso crescimento, sendo um antídoto contra a burocracia e um guia que garanta a nossa liderança na indústria onde atuamos.
O nosso mais importante princípio é a obsessão com o cliente. Compreender os consumidores com uma dedicação absoluta para garantir que o serviço ao consumidor e cliente vem em primeiro lugar é onde tudo começa.

A criatividade está na raiz de tudo o que fazemos. O que é que falta criar?
Tudo o que conhecemos pode mudar rapidamente. Temos esse exemplo muito claro com a pandemia. Quem diria que tantas empresas iriam continuar a operar mas de forma remota? Quem diria que tantas pessoas iriam passar a comprar online numa explosão nunca antes vista? Estes são apenas exemplos, mas que ilustram de forma muito completa o posicionamento da Klarna. Ao estarmos focados no consumidor e naquilo que ele procura e espera de nós e das marcas com as quais interage, estamos preparados para que o paradigma mude de um dia para outro. Nessa altura criamos o que é necessário para nos mantermos relevantes perante o consumidor e para que ele continue a ver na Klarna um parceiro útil, no qual pode confiar.

Caminhamos numa direção em que o consumidor se move menos pelo produto e mais pelo propósito. Que passos estão a dar nessa direção?
Esses são passos que as marcas estão a dar no sentido de se manterem relevantes perante o consumidor. Valores como o da sustentabilidade, equilíbrio e bem-estar ou saúde têm ganho um peso cada vez maior na tomada de decisões dos consumidores, pelo que é natural que as marcas queiram ver refletidos esses valores nos seus produtos e no seu posicionamento. A Klarna existe para que o consumidor consiga aceder a essas marcas, filtrar as suas pesquisas por aquilo que considera mais relevante e poder pagar com segurança, simplicidade e flexibilidade. 

O que é que continua a inspirar-vos, todos os dias?
O poder da tecnologia não tem fim e a forma como esta pode ajudar os consumidores a alargarem as suas possibilidades de compra, com segurança, simplicidade e flexibilidade é uma enorme inspiração por si. É o que nos move. Da mesma forma que o nosso principal valor é o da centralização do cliente, esse mesmo valor é a nossa inspiração, porque o que o consumidor procura hoje é diferente do que procura amanhã. Assim, temos uma fonte de inspiração inesgotável.

Qual acham ser o papel das marcas na construção de um futuro mais humano, transparente, ético e inclusivo?
As marcas têm um enorme poder de relacionamento com todos nós. Seja moda, decoração, restauração ou serviços, as marcas fazem parte da vida de qualquer um de nós e a forma como nos relacionamos com elas vai muito além do produto e da sua qualidade. A relação de um consumidor com uma marca é tão mais forte quanto mais enraizados estão os valores dessa marca no seu posicionamento. Quanto mais humanas, transparentes, éticas e inclusivas forem, mais próximas estão dos seus públicos e mais aptas estão para criarem com eles uma relação próxima e duradoura. A Klarna tem aqui um papel muito relevante, pois é uma ponte firme e de confiança entre ambos — marcas e consumidores.

A construção de comunidade é um dos maiores poderes — e responsabilidades — de uma marca. Como descreveriam a vossa comunidade?
A comunidade Klarna orgulha-nos todos os dias. Afinal, somos mais de 100 milhões a nível global nesta grande família que usa a Klarna para simplificar e flexibilizar os seus pagamentos com toda a segurança. O que é uma comunidade senão um conjunto de pessoas que partilham os mesmos valores e a mesma cultura? Ao estarmos firmes na centralização do cliente e daquilo que é relevante para ele, estamos a comprometer-nos com relações de longo prazo que criam uma comunidade única e unida.

E já que a Lisboa Fashion Week faz parte dessa mesma comunidade: se só tivessem três palavras para descrever a vossa relação com a ModaLisboa, quais seriam?
Criatividade, Inovação e Tecnologia.

Date

Março 9, 2022

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