#Changemakers | Samsung – ModaLisboa
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#Changemakers | Samsung

#CHANGE MAKERS: SAMSUNG

José Correia, IM Division Product Head da Samsung Portugal, fala com a ModaLisboa sobre Tecnologia, Responsabilidade e Criatividade.

As marcas patrocinadoras da MODALISBOA METAPHYSICAL são, na sua essência, poderosos motores de mudança. #CHANGEMAKERS são breves entrevistas que dão voz a quem trabalha diariamente para a construção de um futuro sólido, transparente, inclusivo e sustentável.

Construir uma ModaLisboa com fortes alicerces na tecnologia não seria possível sem falar em Samsung: todas as stories no Instagram e Facebook desta Lisboa Fashion Week serão produzidas a partir de um Samsung Galaxy Z Flip 3 5G. Para além disto, a Samsung participará nas FAST TALKS para falar da importância e responsabilidade das grandes marcas na sociedade, e tem uma ativação na Área Social da MODALISBOA METAPHYSICAL que nos faz olhar para a tecnologia noutro ângulo. Ou melhor, de todos os ângulos.

Esta é a primeira Lisboa Fashion Week de 2022 e, juntos, queremos começar o ano em mudança. Quais são os valores basilares que vos guiam hoje?
Tudo o que fazemos tem de estar orientado pelo compromisso global de desenvolver tecnologia, soluções ou serviços com propósito assente nas necessidades dos nossos consumidores. Enquanto líderes de mercado, temos de dar o exemplo e assumir, por exemplo, uma postura sustentável ao introduzir padrões de certificação ambiental cada vez mais exigentes numa clara aposta em tecnologia com propósito. O nosso compromisso passa por disponibilizar uma gama de produtos de elevada eficiência energética, que promovam uma redução da pegada ecológica e contribuam para a preservação do meio ambiente. A melhoria da qualidade de vida das pessoas e mostrar como a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental e facilitador é aquilo que nos move – que nos guia enquanto marca. Somos uma empresa cidadã global que assume ser de extrema importância a mobilização de uma nova geração de cidadãos a agir e alcançar metas como a degradação climática em conjunto, pois somos todos motores de mudanças que se querem positivas.

A criatividade está na raiz de tudo o que fazemos. O que é que falta criar?
Não existem barreiras para a criatividade na Samsung, continuamos na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia, proporcionando às pessoas experiências personalizadas que enriquecem as suas vidas. Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes fatores de sucesso da empresa em solo nacional. Ano após ano temos vindo a mostrar a nossa capacidade de responder aos que os consumidores procuram, sobretudo com um portefólio cada vez mais vasto, e nesse capítulo estamos confiantes do caminho que estamos a desenvolver com a inovação trazida pelos nossos mais recentes smartphones dobráveis. Equipamentos que têm conquistado a atenção, despertado a curiosidade e obtido ótimas impressões por parte dos consumidores portugueses. Acreditamos que chegámos ao momento ideal para esta categoria mobile, que permite às pessoas quebrarem rotinas e irem mais além, por isso não nos faltarão razões para continuarmos a criar. Além disso, a nossa promessa de Marca – #DoWhatYouCant – reflete esta mesma mentalidade e propósito da Samsung, de nos desafiarmos a cada dia que passa. Desafiar o progresso, motivar a exploração e a busca de novos desafios, inovações centradas nas pessoas e no seu benefício de cariz humano com tecnologia que melhora a vida de cada um. Filosofia que também está presente em todas as comunicações e ações da marca, convidando a comunidade a partilhar este sentimento de empowerment – com o espírito certo, fazer o que não é até então possível é, para nós, sempre algo atingível.

Caminhamos numa direção em que o consumidor se move menos pelo produto e mais pelo propósito. Que passos estão a dar nessa direção?
Especialmente nestes tempos que estamos a viver, a confiança é um atributo que todas as marcas se esforçam por alcançar. Este é o sétimo ano em que os portugueses elegem a Samsung como a sua marca de confiança, e isso é algo que muito nos orgulha. Estes números indicam que estamos no caminho certo e que devemos continuar a apostar no desenvolvimento de equipamentos que acrescentem valor ao dia-a-dia dos nossos consumidores, este é e será sempre o foco da Samsung a par da sustentabilidade, pois é essencial que as grandes empresas, como a Samsung, se convertam em agentes ativos de mudança, que não se resumam apenas a boas vontades, mas a ações concretas que impactem positivamente as comunidades e o planeta.

O que é que continua a inspirar-vos, todos os dias?
Trabalhamos no sentido de manter uma posição estratégica no que toca à utilização das novas grandes tendências tecnológicas – como a Inteligência Artificial, a IoT, a conectividade, a segurança – no nosso portfólio de produtos. E isto vai muito além dos smartphones e dos tablets, chegando também aos eletrodomésticos e às televisões, com uma forte aposta nas soluções inteligentes para casa.

Aquilo que nos motiva e que no fundo diferencia o nosso portefólio da concorrência, além da qualidade habitual a que habituámos os nossos consumidores, são precisamente as características inovadoras que incorporamos em todos os produtos que lançamos para o mercado com base num ecossistema robusto e seguro. A vontade de inovar faz parte do ADN da marca e vamos continuar a apostar na integração do hardware com o software e serviços para criar soluções que facilitam o dia-a-dia dos nossos consumidores cujas exigências e necessidades mudam diariamente a par com a velocidade com que as novas tecnologias emergentes se tornam parte das nossas vidas.

Qual acreditam ser o papel das marcas na construção de um futuro mais humano, transparente, ético e inclusivo?
Tal como referi, o papel das grandes marcas é absolutamente fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e mais consciente. Nos tempos que correm enfrentamos cada vez mais desafios e situações inesperadas para as quais não estávamos minimamente preparados, daí ser vital termos a capacidade de nos reinventar e de conseguirmos dia-a-dia transmitir uma mensagem positiva às diferentes comunidades nas quais estamos inseridos. Enquanto agentes de mudança cabe-nos dar a responsabilidade de oferecer a todas as pessoas a possibilidade de aceder ao melhor da tecnologia, independentemente da sua condição ou valores.

A construção de comunidade é um dos maiores poderes — e responsabilidades — de uma marca. Como descreveriam a vossa comunidade?
Este ano comemoramos 40 anos no mercado português e ano após ano temos conseguido aumentar a nossa comunidade em território nacional. A confiança depositada ao longo de todos estes anos deixa-nos bastante orgulhosos e com mais motivos para continuarmos a traçar este caminho lado a lado com os nossos consumidores. A Samsung é movida por uma visão que, nos dias de hoje, se torna cada vez mais relevante: “Tecnologia com Propósito”. Por outras palavras, trabalhamos para melhorar a vida das pessoas, ao mesmo tempo que rompemos barreiras através da tecnologia. Assim, trabalhamos, diariamente, para ser mais do que uma marca de tecnologia, e isso traduz-se na força da comunidade que nos acompanha. 

E já que a Lisboa Fashion Week faz parte dessa mesma comunidade: se só tivessem três palavras para descrever a vossa relação com a ModaLisboa, quais seriam?
A relação de proximidade e a ligação entre a Samsung e a Lisboa Fashion Week vale muito mais do que três palavras, mas pode ser resumida em visão, futuro e inovação.

Date

Março 10, 2022

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